Topo

Fórmula 1

Verstappen leva GP do Azerbaijão com tranquilidade após abandono da Ferrari

Max Verstappen durante o GP do Azerbaijão - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen durante o GP do Azerbaijão Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2022 09h38

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. O piloto holandês largou da terceira posição, assumiu a liderança após abandono de Charles Leclerc no 20º giro e teve tranquilidade até conduzir seu carro à bandeira quadriculada que apontou o fim da corrida após 51 voltas no Circuito Urbano de Baku.

É a 25ª vitória da carreira de Verstappen na Fórmula 1. Com isso, ele igualou os icônicos Niki Lauda e Jim Clark.

Sergio Perez, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio em Baku. Lewis Hamilton ficou com a quarta colocação, seguido por Pierre Gasly, da AlphaTauri na quinta.

Destaques durante os treinos do fim de semana, as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz enfrentaram problemas durante a corrida. Ambos os pilotos precisaram abandonar a prova ainda no início.

Com o resultado de hoje, Max Verstappen chegou a 150 pontos e segue na liderança no Mundial. Perez está em segundo, com 129 e Charles Leclerc ficou em terceiro mesmo sem pontuar.

Os pilotos já retornam às pistas no fim da semana que vem para a disputa do Grande Prêmio do Canadá. A corrida é realizada no circuito Gilles Villeneuve e a largada será às 15 horas (de Brasília).

Largada é de Sergio Perez

A largada no Circuito Urbano de Fórmula 1 foi intensa. Sergio Perez mergulhou com sua Red Bull e assumiu a primeira posição, deixando Charles Leclerc para trás. Em seguida, o mexicano voou pela pista e conseguiu dois segundos de vantagem sobre monegasco da Ferrari.

A briga, então, ficou entre Leclerc e Max Verstappen, que estava na terceira colocação. O holandês tentava se aproximar até que, na décima volta, Leclerc foi aos boxes para trocar o conjunto de pneus: de médio para duro. Russell, Gasly, Vettel, Tsunoda e Hamilton também fizeram o mesmo.

Destaque durante os treinos, Carlos Sainz teve um problema hidráulico no carro e abandonou a prova antes mesmo de completar o décimo giro em Baku.

Briga pela nona posição

A nona posição teve briga de gente grande. Sebastian Ocon segurou a pressão após ser perseguido com Sebastian Vettel. Apesar disso, o alemão da Aston Martin acabou perdendo o controle do carro, rodou e ficou atrás de Hamilton.

Agora, então, chegou a vez de o britânico tentar roubar a nona posição de Ocon. Hamilton foi se aproximando e ficou a menos de um segundo do adversário. Na 18ª volta, o patrão mergulhou e ultrapassou o francês.

Verstappen toma a ponta

Mais rápido que o companheiro da equipe, Verstappen abriu a asa e ultrapassou Sergio Perez com tranquilidade na volta 15. No giro seguinte, o atual campeão mundial da F1 conseguiu três segundos de vantagem.

Com isso, Sergio Perez decidiu fazer o pit stop para trocar os pneus também para os duros. Charles Leclerc, que já tinha parado, retomou a vice-liderança da prova.

Deu ruim para as Ferraris: Leclerc abandona

Na 20ª volta da corrida, o carro de Leclerc começou a soltar fumaça. O monegasco despencou na classificação e abandonou o GP do Azerbaijão em seguida.

Com o abandono de Sainz, que sofreu com um problema hidráulico, a Ferrari ficou sem representantes nas pistas do circuito de Baku.

"A gente não sabe o que foi, não dá para saber. Não senti a mesma coisa que na última quebra, mas é a segunda vez em três corridas, então estou bem desapontado", disse Leclerc.

RBRs à frente

Com o abandono de Charles Leclerc e Carlos Sainz, os carros da Red Bull seguiram à frente com tranquilidade. Max Verstappen assumiu a ponta e, na 33ª volta, estava com 10 segundos de vantagem sobre o companheiro.

George Russell, da Mercedes, ficou com o terceiro posto. Enquanto isso, Lewis Hamilton tentava se aproximar aos poucos. Depois de capturar a nona posição na 18ª volta, o britânico apareceu em quinto no 34º giro.

Patrão é patrão

Lewis Hamilton decidiu fazer a segunda parada, mas quando retornou à pista não demorou a reconquistar a quinta posição ao ultrapassar Tsunoda.

De olho na quarta colocação, o britânico passou a perseguir Gasly e viu a distância cair para menos de 10 segundos na volta 40. Quatro giros depois, Hamilton conseguiu a ultrapassagem.

Tranquilidade de Verstappen

Depois que assumiu a ponta com o abandono de Leclerc, Max Verstappen liderou a corrida com tranquilidade até os instantes finais. Na 48ª volta, a vantagem do holandês sobre o companheiro Sergio Perez era de quase 20 segundos.

Veja o resultado final da corrida

1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Sergio Perez (Red Bull)
3 - George Russell (Mercedes)
4 - Lewis Hamilton (Mercedes)
5 - Pierre Gasly (AlphaTauri)
6 - Sebastian Vettel (Aston Martin)
7- Fernando Alonso (Alpine)
8 - Daniel Ricciardo (McLaren)
9 - Lando Norris (McLaren)
10 - Esteban Ocon (Alpine)
11 - Valteri Bottas (Alfa Romeo)
12 - Alexander Albon (Williams)
13 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14 - Mick Schumacher (Haas)
15 - Nicholas Latifi (Williams)
16 - Lance Stroll (Aston Martin) - não completou
17 - Kevin Magnussen (Haas) - não completou
18 - Zhou Guanyu (Alfa Romeo) - não completou
19 - Charles Leclerc (Ferrari) - não completou
20 - Carlos Sainz Jr. (Ferrari) - não completou

Fórmula 1