Nem Gabriel Medina, nem Italo Ferreira: outro surfista é soberano no Brasil
Os campeões mundiais Gabriel Medina e Italo Ferreira ainda buscam o primeiro título na etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. Quem domina mesmo é Filipe Toledo, atual líder do ranking mundial e tricampeão do evento realizado no Brasil. A janela do Oi Rio Pro começa hoje e vai até a próxima quinta-feira (30).
Filipinho conquistou o primeiro título em 2015, quando o campeonato era realizado na Barra da Tijuca, no Rio. O surfista de Ubatuba ainda fez a dobradinha em 2018 e 2019, já em Saquarema, que recebe o evento desde 2017.
Desde que a etapa passou a se chamar Oi Rio Pro, em 2015, ele ganhou 21 das 24 baterias que disputou, com aproveitamento de 87,5%. Foram duas derrotas na Barra da Tijuca e só uma em Saquarema. Por isso, ele chega ao evento deste ano como favorito. Medina e Italo têm o terceiro lugar como melhores resultados na etapa brasileira.
Filipe Toledo na ponta
Atual vice-campeão mundial, Filipinho é o dono da lycra amarela, de líder do ranking em 2022. Ele soma 40.040 pontos e vem de quatro finais nas últimas cinco etapas. Um bom resultado no Brasil encaminha a vaga do surfista no WSL Finals, em setembro, que reunirá apenas os cinco primeiros do ranking para decidir o título mundial da temporada.
Italo atualmente é o quarto colocado (28.300 pontos), com Medina em 23º (13.230). O tricampeão mundial abriu mão da primeira metade do calendário para cuidar da saúde física e mental. Desde que voltou, conquistou dois terceiros lugares nas duas etapas que disputou.
No feminino, Tatiana Weston-Webb, atual vice-campeã mundial, é a única representante brasileira. Ela ocupa a nona colocação do ranking (26.525).
Depois de Saquarema, o Circuito Mundial ainda passa por África do Sul (julho) e Taiti (agosto) antes do WSL Finals.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.