Topo

Filipinho vence Yago de virada e pega algoz de Italo na final em Saquarema

Filipe Toledo, durante etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, em Saquarema - Daniel Smorigo/World Surf League
Filipe Toledo, durante etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, em Saquarema Imagem: Daniel Smorigo/World Surf League

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

28/06/2022 10h26

Bicampeão em Saquarema, Filipe Toledo está na final da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. O líder do ranking mundial venceu o também brasileiro Yago Dora na segunda semifinal de hoje na praia de Itaúna e agora disputa o título do evento contra Samuel Pupo, algoz de Italo Ferreira na primeira semifinal.

A segunda bateria da semifinal começou com emoção logo nos primeiros minutos, com Yago somando 14,34 em suas duas primeiras ondas (8,67 e 5,67). As notas combinadas fizeram com que Filipinho precisasse responder à altura na sequência. E ele conseguiu.

Após tirar meros 0,67 em sua primeira onda, o tricampeão da etapa brasileira registrou 13,36 combinados (8,43 e 4,93) em suas tentativas seguintes e se colocou novamente no páreo. Depois, Filipinho conseguiu emplacar um 8,93 faltando cerca de dez minutos e virou, aumentando sua somatória para 17,36.

Com isso, deixou o adversário precisando de um 8,7 para avançar à decisão. Yago ainda tirou um 6,67 em sua última onda, mas não conseguiu a nota necessária e terminou com 15,34.

Além da vaga na decisão em Saquarema, Filipinho já confirmou a sua presença no WSL Finals, que decidirá o campeão da temporada de 2022. O surfista de Ubatuba confirmou sua vaga no Finals porque o australiano Ethan Ewing, então sétimo colocado antes da etapa brasileira do Circuito, perdeu nas oitavas de final justamente para Yago.

Samuel Pupo 'vinga' irmão e bate Italo Ferreira

A primeira bateria totalmente verde e amarelo da semifinal terminou com vitória de Samuel Pupo contra o medalhista olímpico Italo Ferreira. O agora finalista conseguiu somar 11,44 em suas duas melhores ondas na praia de Itaúna, diante de 10,83 combinados do adversário.

Com o resultado, Samuel "vingou" seu irmão Miguel, derrotado ontem pelo campeão mundial nas quartas de final em Saquarema.

No confronto de hoje, Italo começou a bateria na dianteira após registrar 3,50 de nota em sua primeira onda, enquanto Samuel recebeu apenas 0,67. No entanto, o irmão Pupo mais novo passou na frente nas ondas seguintes, quando somou 11,44 (6,17 e 5,27).

Com isso, ele deixou a pressão para Italo, que precisava recuperar a diferença faltando menos de 15 minutos para o final da bateria. O medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio até melhorou suas notas e ensaiou uma reação, mas terminou com 10,83 e não conseguiu bater o compatriota.

Em mares brasileiros, Samuel chegou à sua primeira final. A vitória com "gostinho" especial, no entanto, quase chegou a ter um sabor amargo de derrota, já que Italo ficou perto de virar o placar no estouro do relógio. Após momentos de apreensão enquanto a nota da última onda era definida, o campeão olímpico não conseguiu o quanto precisava e terminou a seis décimos de distância.

Tati cai na semi no feminino

Tatiana Weston-Webb, única brasileira na chave feminina em Saquarema, foi eliminada na semifinal contra a havaiana Carissa Moore, que agora enfrenta a francesa Johanne Defay na grande decisão.

Carissa é a atual campeã olímpica e venceu Tati na grande decisão do WSL Finals do ano passado, que garantiu o título mundial de 2021 para a havaiana.

Elas já haviam se encontrado neste ano em Saquarema, antes da semifinal. Na primeira rodada, a brasileira venceu e mandou Carissa para a repescagem. Porém, Tati acabou levando a pior na semi.