Filipinho dá show, vence com nota 10 e é tetra da etapa do Brasil de surfe
Filipe Toledo é o grande campeão do Oi Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. O surfista de Ubatuba bateu o também brasileiro Samuel Pupo com direito a nota 10 na final na praia de Itaúna, em Saquarema, e conquistou o evento realizado no Brasil pela quarta vez na carreira.
Antes de 2022, Filipinho foi campeão em 2015, no Rio de Janeiro, e venceu em Saquarema em 2018 e 2019. Com a vitória deste ano, ele conquistou o título das últimas três edições do evento no local. A etapa não foi realizada em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19.
Depois de um início de bateria morno, Filipe conquistou uma nota 10 com um aéreo gigante que levou a torcida na areia em Itaúna à loucura. Mais tarde, ele pegou mais uma ótima onda e recebeu 8,67, deixando Samuel para trás na combinação.
Depois, o surfista de Ubatuba pegou um tubo, completou com uma manobra forte e ganhou nota 7,33, que não foi suficiente para ampliar a vantagem. Já Samuel sofreu para encontrar boas ondas e teve uma nota boa apenas (8,00) em sua última onda, terminando com 10,73 no somatório, contra 18,67 de Filipinho.
O domínio de Filipe na bateria impressionou Gabriel Medina, que foi eliminado precocemente na segunda rodada em Saquarema. "Filipinho não sabe brincar", escreveu o tricampeão mundial.
"Grato a Deus, o que vem na minha vida é lucro. Depois desse momento difícil [pandemia], estar aqui não tem preço. O título fica no Brasil. A gente mostrou com classe que os brasileiros mandam aqui", exclamou o tetracampeão da etapa brasileira, no pódio.
"A final é o momento em que não temos mais nada a perder. Estava tentando salvar o melhor pro final, acabou que deu certo. Estou feliz pelo Samuel, pelos brasileiros. Queria agradecer meu time", acrescentou, emocionando-se diante da multidão. "Obrigado por todo suporte. Essa aqui é para nós e temos que comemorar", completou o surfista.
Filipe é o atual líder do ranking mundial e já tem vaga garantida no WSL Finals, evento entre os cinco primeiros do ranking que decidirá o campeão da temporada em setembro, nos Estados Unidos.
O surfista de Ubatuba também é o atual vice-campeão mundial. Ele perdeu a grande decisão do Finals de 2021 para Gabriel Medina.
Após a etapa em Saquarema, o Circuito agora passa por África do Sul (julho) e Taiti (agosto) antes do Finals.
Carissa é campeã com virada no fim
A vencedora da chave feminina em Saquarema foi a havaiana Carissa Moore. A campeã olímpica e pentacampeã mundial venceu a francesa Johanne Defay com um final emocionante.
Carissa perdia até o minuto final, mas pegou uma última onda que rendeu nota 9,50 e a virada contra Defay. No fim, a havaiana venceu por 15,43 pontos, contra 12,33 de Johanne.
Carissa ainda eliminou Tatiana Weston-Webb, única brasileira no feminino em Saquarema, na semifinal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.