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OPINIÃO

Seixas: 'Leclerc teve vitória tirada das mãos por erro da Ferrari'

Do UOL, em São Paulo

03/07/2022 16h00

Apesar da vitória de Carlos Sainz, a primeira da carreira do piloto espanhol, o clima da Ferrari não era dos melhores ao final do GP da Grã-Bretanha deste domingo (2). Charles Leclerc tem motivos para ficar irritado, já que poderia ter vencido a prova em Silverstone, e reduzido ainda mais a distância para Max Verstappen no Mundial de Pilotos, se a equipe italiana não tivesse adotado uma estratégia questionável.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes criticaram a decisão da Ferrari de não trocar os pneus de Leclerc na parte final da corrida. Para os comentaristas, a opção da escuderia custou a vitória do monegasco.

Leclerc liderava a prova quando houve uma bandeira amarela após Esteban Ocon abandonar a corrida com problemas em sua Alpine. Enquanto o safety car estava na pista, Sainz, Pérez e Hamilton colocaram pneus macios. A Ferrari, porém, não chamou Leclerc para o pit stop, e o monegasco continuou na pista com compostos mais duros e desgastados do que o dos adversários. O monegasco foi ultrapassado pelos três e terminou em quarto.

"O Leclerc teve a vitória tirada das mãos por um erro da Ferrari. No fim da prova, ele não foi chamado para os boxes. Ficou uma luta desigual, e o Leclerc começou a querer engrossar e dificultar. Ele foi muito bem e queria mostrar que a vitória era dele e que tinha carro para ganhar. Leclerc pilotou de forma agressiva, nas últimas voltas, mas de uma forma bonita e leal", destacou Seixas.

Gomes também condenou a decisão da Ferrari de manter o monegasco na pista durante o safety car. "Foi uma prova cheia de destaques positivos. Um deles foi o Leclerc. Mesmo com o carro avariado desde a primeira volta, quando houve um atrito e ele perdeu um pedaço da asa dianteira, conseguiu um ritmo mais forte do que o Sainz. Ele perdeu a prova porque não houve esse chamado para os boxes", disse o colunista do UOL.

Para Seixas, Leclerc tinha condições de vencer o GP da Grã-Bretanha devido ao bom ritmo que havia imposto até o período anterior ao da entrada do safety car, na 39ª volta. "Ele tinha um carro mais veloz e partiu para a vitória que parecia garantida até o momento da bandeira amarela causada pelo Ocon. A vitória caiu no colo do Sainz", opinou o colunista do UOL.

Gomes considerou a resistência de Leclerc nas voltas finais como um dos pontos altos da corrida. "Mesmo com pneus desgastados, o Leclerc conseguiu dificultar tanto a vida do Sainz como a do Pérez. O Hamilton levou um tempão para ultrapassá-lo. Leclerc se segurou de forma muito valente e fez uma corridaça, mas ele perdeu a chance de se aproximar mais do Verstappen na liderança", comentou.

Antes do GP da Grã-Bretanha, a diferença entre Verstappen, líder do Mundial de Pilotos, para Leclerc, terceiro colocado, era de 49 pontos (175 a 126). Com os resultados da corrida, ela caiu para 43 (181 a 138). Se o monegasco tivesse vencido em Silverstone, ficaria a 30 do holandês (181 a 151) e, de quebra, assumiria a segunda posição.

Por isso, Gomes reforçou que a Ferrari cometeu um erro estratégico. "Se o Leclerc tivesse parado, praticamente voltaria em condições de ganhar a corrida. Dava para ele ser chamado e, ainda que perdesse posições, estaria com pneus macios novos e poderia atacar qualquer um. Mas agora já foi e quem agradece é o Sainz", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP da Áustria, em 10 de julho. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

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