Topo

Fórmula 1

Por que Lewis Hamilton não participou do 1º treino livre na França?

Lewis Hamilton na chegada ao Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 - Peter J Fox/Getty Images
Lewis Hamilton na chegada ao Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 Imagem: Peter J Fox/Getty Images

22/07/2022 09h32

O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, não participou do primeiro treino livre do GP da França de Fórmula 1. O heptacampeão acompanhou dentro do box a sessão que aconteceu nesta manhã ao lado de Toto Wolff, o chefão da equipe.

Na última quarta-feira (20), a Mercedes informou que Hamilton seria substituído por Nyck de Vries, piloto reserva da equipe alemã.

A escolha pelo jovem holandês cumpre uma determinação do regulamento, que prevê o uso de novatos por todas as equipes em duas sessões na temporada.

O piloto de 27 anos, campeão da F2 em 2019 e da Fórmula E em 2021, foi o escolhido da Mercedes para o primeiro dos dois treinos livres da temporada em que cada equipe obrigatoriamente precisa escalar um novato, uma novidade do regulamento deste ano.

Essa é a quarta vez que a Mercedes coloca o holandês para guiar um F1. A primeira foi em 2020, em Abu Dhabi, no teste pós-temporada para jovens talentos. Ele ficou em segundo lugar entre 15 pilotos, só atrás de Alonso, não exatamente um jovem, mas que conseguiu ser escalado porque estava afastado da categoria havia duas temporadas.

A segunda foi na mesma situação, em dezembro de 2021, já com o título da Fórmula E nas mãos e após ter sido assediado por Alfa Romeo e por Williams. Cravou o melhor tempo do dia.

Há dois meses, De Vries foi escalado pela Williams, que usa motores Mercedes, para substituir Albon no primeiro treino de Barcelona. Terminou no fundo do pelotão, como esperado, mas conseguiu o único resultado que realmente importava: ficou 0s091 à frente de Latifi.

O segundo treino livre do GP da França acontece 12h (de Brasília), e Lewis Hamilton voltará a guiar o W13.

Fórmula 1