Topo

Ucraniano leiloa medalha olímpica e arrecada R$ 80 mil para doar à guerra

O ex-ginasta ucraniano Ruslan Mezentsev (o segundo da direita para a esquerda) foi medalhista de prata em Sidney-2000 - Reprodução/RR Auctions
O ex-ginasta ucraniano Ruslan Mezentsev (o segundo da direita para a esquerda) foi medalhista de prata em Sidney-2000 Imagem: Reprodução/RR Auctions

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/07/2022 12h23

O ex-ginasta ucraniano Ruslan Mezentsev leiloou a sua medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, para ajudar nos esforços da guerra contra a Rússia. A licitação aconteceu no final da semana passada e arrematou cerca de R$ 80 mil.

De acordo com a 'RR Auction', que realizou o leilão, até o valor que seria destinado à plataforma foi incluído na doação ao país do leste da Europa. A guerra, que teve início com a invasão russa em 24 de fevereiro, já dura 5 meses.

Aos 41 anos, Mezentsev optou por vender o artefato e contribuir com as tropas de seu país. Há mais de duas décadas, ele ajudou a equipe de ginástica da Ucrânia a conquistar a medalha de prata em Sidney.

Nos Jogos, ele atuou nos exercícios de solo, cavalo com alças e argolas. Ao todo, o ucraniano somou 28.725 pontos para a equipe, que finalizou com 230.306, apenas 1.613 pontos atrás da China, que conquistou o ouro.

O gesto de Mezentsev se junta ao de inúmeros outros ucranianos que estão ajudando na defesa de seu país, seja atuando no combate ou contribuindo da maneira que conseguem.

medalha - Reprodução/RR Auction - Reprodução/RR Auction
Medalha de prata de Sidney-2000 que Ruslan leiloou para ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia
Imagem: Reprodução/RR Auction