Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: 'Pódios da Mercedes têm mais a ver com incompetência da Ferrari'

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 04h00

O GP da Hungria deste domingo (30) foi mais uma amostra da reação da Mercedes na temporada. Pela segunda corrida consecutivas, os dois pilotos da equipe alemã subiram ao pódio, com Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro. Embora ainda não tenha vencido, a escuderia se aproxima da Ferrari no Mundial de Construtores, algo impensável no início do ano.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes exaltaram mais um capítulo da reação da Mercedes e consideram que a equipe vive um momento melhor do que o da Ferrari. A escudeira italiana acumula erros e resultados de pouco brilho nas últimas provas.

"Uma estatística é chocante e não esperávamos por isso no começo da temporada, principalmente depois da arrancada que a Ferrari deu no começo do ano. A Mercedes já conquistou mais pódios do que a Ferrari em 2022: nove a oito. A Mercedes começou daquele jeito horrível, com o carro pulando mais do que um cabrito e o Hamilton com dores nas costas, e a Ferrari ganhando. Hoje, a Fórmula 1 entra em férias com a Mercedes somando mais pódios do que a Ferrari. Isso diz mais sobre os erros e a incompetência da Ferrari do que do bom trabalho da Mercedes", opinou Seixas

A Ferrari vem perdendo fôlego no Mundial de Construtores. De líder, a escuderia italiana viu a Red Bull superá-la e abrir uma vantagem de quase cem pontos (431 a 334). A oscilação no desempenho da equipe nas últimas corridas contrasta com a regularidade da Mercedes, que se aproximou e está agora a 30 pontos (334 a 304).

Além dos erros cometidos pela Ferrari, Gomes ressaltou a grande pilotagem de Hamilton em Hungaroring. A regularidade do heptacampeão mundial nas últimas corridas chamou a atenção do colunista do UOL. "Hamilton saiu em sétimo e, no fim, passou o Russell. Fez 18 voltas com pneus macios. A estratégia da Mercedes era diferente para cada piloto. Foi acertado colocar pneus macios no Russell para a largada para garantir que ele não perderia a ponta. Foi o quinto pódio consecutivo do Hamilton", frisou.

Para Seixas, é uma questão de tempo para a Mercedes superar a Ferrari na classificação dos Construtores. "A Ferrari não vai alcançar a Red Bull e a Mercedes alcançará a Ferrari. É um cenário inimaginável há dois meses. A Mercedes vem conseguindo pódios e resultados melhores consistentemente. O Hamilton marcou 84 pontos nas últimas cinco corridas e daqui a pouco deve passar o Sainz", projetou o colunista do UOL.

Gomes mostrou como a equipe alemã reduziu a diferença para a Ferrari e também prevê que logo superará a rival. "Nas últimas seis corridas, a Mercedes fez 170 pontos, contra 135 da Ferrari. É um crescimento muito claro da Mercedes, que parece ter encontrado a solução para o seu grande problema, que era o porpoising, o carro 'pulante'. Agora, a Ferrari vai dormir com essa preocupação, porque será difícil segurar a Mercedes", finalizou..

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP da Bélgica, em 28 de agosto. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1