Topo

MMA


UFC: Borrachinha luta para provar que dá para ser midiático e competitivo

Paulo Borrachinha, durante entrevista coletiva do UFC - Icon Sportswire via Getty Images
Paulo Borrachinha, durante entrevista coletiva do UFC Imagem: Icon Sportswire via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/08/2022 04h00

Paulo Borrachinha nunca esteve tão pressionado no UFC como agora. Antes invicto com 13 vitórias, o mineiro vem de duas derrotas no octógono mais famoso do mundo, sendo uma delas a disputa do cinturão do peso-médio (83,9 kg) contra o campeão Israel Adesanya.

A má fase no Ultimate rendeu algumas provocações a Borrachinha. Tanto Adesanya quanto Marvin Vettori, algoz da segunda derrota, colocaram em xeque a qualidade do lutador. Mais recentemente, o também brasileiro Glover Teixeira ampliou as críticas. Segundo o veterano de 42 anos, o mineiro precisa deixar a vida 'de youtuber' caso queira ser campeão do UFC.

Em entrevista ao UOL Esporte, Paulo Borrachinha comentou as declarações de Glover e disse que não irá parar com a produção de conteúdo nas redes sociais e no YouTube. Neste sábado (20), no UFC 278, o mineiro de 31 anos enfrenta Luke Rockhold para reencontrar o caminho das vitórias e indicar que há espaço para ser competitivo e midiático ao mesmo tempo.

"Eu entendo o Glover, ele está com 42 anos, ele não é desse mundo [das redes sociais]. É de outra geração. Mas isso não quer dizer que eu tenho que seguir o que ele segue. Eu acho que ele tem uma certa razão no sentido de que não pode deixar essa interação com o público, com os fãs atrapalhar o rendimento, que é a principal função do lutador. Mas isso não tem me atrapalhado, eu uso no momento que dá", afirmou Borrachinha à reportagem.

"O YouTube é uma excelente ferramenta de comunicação. Basicamente feito por vídeos. O YouTube é a nova televisão. As pessoas estão assistindo mais conteúdo pelo celular do que pela televisão em casa, pela praticidade, facilidade para escolher o conteúdo. Tem que ser utilizado, é uma ferramenta muito importante para deixar de lado", acrescentou.

Ainda sobre o assunto, Borrachinha ressaltou que a presença nas redes sociais o faz crescer no mundo do MMA. Ele acredita que a produção de conteúdo o aproxima da comunidade da luta.

"Ajuda muito [a crescer o nome do atleta], sem dúvidas. O público é tudo na vida de qualquer artista, marcial ou não. O público é muito importante, merece esse empenho de tempo, dedicação", disse.

"Eu estou na semana da luta [contra Luke Rockhold], tem que falar com o público. O treinamento que eu fiz já acabou. Esse é o momento. Tem que falar, com o público, com a imprensa. Ele [Glover] erra nisso, não é à toa que ele não tem muito contato com o pessoal na rede social dele, é pouco seguido, porque não tem engajamento. Tem que ter, tem que falar com o público. Hoje em dia, a rede social é o lugar que a gente tem para isso", acrescentou.

Em relação a outras provocações, a exemplo de quando tem o talento questionado por concorrentes de divisão, como Adesanya e Vettori, Borrachinha despistou. O mineiro disse não se importar se é ou não querido dentro da comunidade do MMA.

"Tanto faz [se gostam ou não dele]. Quem se incomoda tem que responder, o problema é deles. Eu estou muito bem, se alguém está incomodado infelizmente o problema é deles."

Borrachinha promete agressividade

Depois de não bater o peso contra Marvin Vettori e enfrentar o italiano no limite de 93 kg, Paulo Borrachinha fez um trabalho focado no boxe para ficar dentro do peso médio. De acordo com o lutador, a preparação o deixa mais leve e com mobilidade para atacar Rockhold. Ele promete ser agressivo para vencer o ex-campeão da categoria.

"Todo mundo sabe que eu sou um lutador que caça, que gosta de pressionar. E talvez este seja o maior defeito do Rockhold, não conseguir ser pressionado, não se defender tão bem quando é pressiona. Acho que tem um bom buraco que as minhas características funcionam muito bem contra ele. Eu vou pressionar. O tempo todo, do início ao fim."

Veja as lutas do UFC 278

CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Leon Edwards
Peso-médio: Paulo Borrachinha x Luke Rockhold
Peso-galo: José Aldo x Merab Dvalishvili
Peso-pesado: Marcin Tybura x Alexandr Romanov
Peso-meio-pesado: Tyson Pedro x Harry Hunsucker

CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Léo Santos x Jared Gordon
Peso-galo: Wu Yanan x Lucie Pudilova
Peso-pena: Sean Woodson x Luis Saldaña
Peso-mosca: Miranda Maverick x Shana Young
Peso-meio-médio: AJ Fletcher x Ange Loosa
Peso-mosca: Amir Albazi x Francisco Figueiredo
Peso-galo: Aori Qileng x Jay Perrin
Peso-mosca: Daniel Miojo x Victor Altamirano