Topo

Em meio a conflito com a Ucrânia, Rússia realiza 'Olimpíadas da Guerra'

Tanques de guerra da China e de outros países aliados da Rússia durante disputa no Biathlon de Tanques dos Jogos Internacionais de Armas 2022, também chamados Olimpíadas da Guerra, no campo de treinamento militar de Alabino, em Moscou, na Rússia. 14/08/2022 - China News Service/China News Service via Getty Ima
Tanques de guerra da China e de outros países aliados da Rússia durante disputa no Biathlon de Tanques dos Jogos Internacionais de Armas 2022, também chamados Olimpíadas da Guerra, no campo de treinamento militar de Alabino, em Moscou, na Rússia. 14/08/2022 Imagem: China News Service/China News Service via Getty Ima

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2022 12h40

Em meio à guerra contra a Ucrânia —que completa seis meses nesta semana—, a Rússia está realizando em seu território mais uma edição dos Jogos Internacionais de Armas, também conhecidos como 'Olimpíadas da Guerra'. A competição deste ano tem com a participação de 237 equipes, representando mais de 30 países, e é organizada pelo Ministério da Defesa russo anualmente.

Entre as 'modalidades' disputadas estão tiro de armas, além de exercícios marinhos e aéreos. Um dos eventos mais aguardados é o biatlo de tanques. Nele, duas equipes se enfrentam percorrendo caminhos definidos e acertando tiros em alvos.

Entre os países que disputam os Jogos de Guerra estão aliados tradicionais da Rússia e outros com os quais o país possui laços mais fortes. Desde a primeira edição da competição, em 2016, a Grécia foi a única nação que integra a OTAN a participar da disputa, competindo até 2020.

A Rússia é a maior campeã do evento com cinco títulos até hoje.

O presidente russo Vladimir Putin marcou presença na cerimônia de abertura realizada na última semana e fez um discurso no qual reforçou os laços com os países participantes.

"A Rússia valoriza sinceramente os laços historicamente fortes, amigáveis e de confiança com os estados da América Latina, Ásia e África. Estamos prontos para oferecer aos nossos aliados e parceiros os mais modernos tipos de armas - desde armas pequenas até veículos blindados e artilharia, aeronaves de combate e veículos aéreos não tripulados", afirmou.

Mas os Jogos de Guerra não são um privilégio dos russos e seus aliados. Em junho, o tradicional African Lion organizado pelos Estados Unidos e que reúne vários países —incluindo Brazil, Reino Unido, Itália, Países Baixos e outros— em exercícios de guerra. Este ano, o evento foi realizado em quatro países (Marrocos, Gana, Senegal e Tunísia) com a participação de mais de 7.500 membros das Forças Armadas nacionais.