Topo

Mundial de vôlei é chance para Renan provar se segue na seleção até Paris

Renan Dal Zotto tem nova chance de se mostrar apto a Paris-2024 - FIVB
Renan Dal Zotto tem nova chance de se mostrar apto a Paris-2024 Imagem: FIVB

Do UOL, em São Paulo

25/08/2022 12h00

O Brasil entra em quadra amanhã (26), às 6h (de Brasília), para a estreia no Campeonato Mundial de Vôlei masculino, contra Cuba. A competição será novidade para metade do elenco convocado pelo técnico Renan Dal Zotto, que vem tentando recuperar o famoso brilho da seleção brasileira, que foi considerada a melhor do mundo nos últimos 20 anos.

O primeiro lugar no ranking Federação Internacional de Voleibol se foi há pouco mais de um mês, ainda na fase de classificação da Liga das Nações. Com a derrota para os EUA nas quartas de final e a chegada da França na decisão da competição, a seleção brasileira caiu para o terceiro lugar. Essa foi mais uma decepção da equipe que perdeu o bronze olímpico para a Argentina em Tóquio-2020.

O Mundial, portanto, é a chance de Renan mostrar o início de uma recuperação e partir para cima do tetracampeonato —o Brasil conquistou as edições de 2002, 2006 e 2010. Um bom desempenho no torneio dará fôlego para o comandante chegar nas Olimpíadas de Paris-2024.

Ao UOL, ele analisa as expectativas para o torneio: "Estamos felizes por estarmos com nosso grupo completo. Neste primeiro jogo contra Cuba, já precisamos entrar com entrega total, por ser um campeonato onde a ordem de classificação na primeira fase conta muito e determina o caminho nas fases eliminatórias. É muito importante começarmos muito focados para conseguirmos um resultado positivo na estreia".

A aposta de Renan é na mescla entre nova e velhas gerações. O treinador terá sete jogadores estreantes e outros sete atletas conhecidos, entre eles Wallace —o oposto retornou à seleção após anunciar sua aposentadoria nas Olimpíadas de Tóquio. O elenco se preparou por semanas em Saquarema, no CT da CBV, e na França, nas instalações que servirão como base do Time Brasil nos próximos Jogos.

"Estamos em um momento de transição, mas chegamos no Mundial para brigar pelo título. Temos um grupo bem interessante, com jogadores mais experientes e uma garotada muito jovem. Durante as semanas de treino em Saquarema e na França, a equipe mostrou evolução e equilíbrio técnico em todos os fundamentos. Temos um grupo que chega ao Mundial em uma condição muito favorável. Vamos fortes e preparados para enfrentar um ritmo de jogo bem intenso", afirma o treinador.

A seleção terá os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Darlan, Felipe Roque e Wallace; os centrais Flávio, Leandro Aracaju e Lucão; os ponteiros Adriano, Leal, Lucarelli e Rodriguinho; e os líberos Maique e Thales.

O título do Mundial é disputado por 24 equipes. As seleções foram divididas em seis grupos para a primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros se classificam para as oitavas de final.

Onde assistir aos jogos do Brasil na primeira fase:

26/08 (sexta-feira) - BRASIL x Cuba, às 6h - Sportv 2
28/08 (domingo) - BRASIL x Japão, às 9h - Sportv 2
30/08 (terça-feira) - BRASIL x Catar, às 6h - Sportv 2