Verstappen se impõe e é o mais rápido do 1º dia de treinos do GP da Bélgica
Max Verstappen foi o mais rápido do dia nos treinos livres para o GP da Bélgica da Fórmula 1. Com certa tranquilidade, o piloto da Red Bull registrou o melhor tempo da segunda sessão desta sexta (26) ao completar a volta em 1m45s507. O atual campeão e líder da temporada foi seguido no pódio da atividade por Charles Leclerc, da Ferrari e Lando Norris, da McLaren.
O holandês de 24 anos terminou o exercício com quase 1 segundo de diferença para Leclerc, que registrou 1m46s369. Carlos Sainz, que terminou na ponta na sessão da manhã, terminou apenas em quinto, atrás de Lance Stroll, da Aston Martin.
O TL2
Com uma leve garoa e a pista úmida, os pilotos optaram por iniciar a atividade com pneus médios. Logo nos primeiros minutos, Verstappen assumiu a dianteira. O holandês chegou a alternar posições com Sainz, mas ficou em primeiro durante boa parte da primeira metade da sessão.
O decorrer do exercício e a ausência da chuva fizeram com que a pista fosse secando aos poucos. Assim, os pilotos começaram a trocar os pneus para os macios.
Perto da marca dos 30 minutos, Verstappen abaixou o melhor tempo da sessão da manhã ao registrar a volta mais rápida até então: 1m45s507. O espanhol da Ferrari chegou a se afastar da ponta, ficando em quinto, enquanto Hamilton foi se aproximando dos melhores tempos, assumindo a sexta posição após terminar em nono no TL1.
Nos 20 minutos finais, os pilotos passaram a adotar estratégias para simular situações da corrida de domingo. Ao mesmo tempo, a chuva leve retornou em alguns pontos do Circuito de Spa e logo deixou a pista escorregadia mais uma vez, fazendo com que a atividade terminasse em tirmo lento.
Após as sessões de hoje, o terceiro treino livre do GP da Bélgica será realizado amanhã (27), às 8h (de Brasília), com transmissão do BandSports. Já o classificatório acontece às 10h30, e também passará na tela da Band. A corrida em si está marcada para ter início às 10h de domingo (28).
Com 13 corridas já realizadas na temporada de 2022 da F1, Verstappen está na liderança isolada na tabela, com 258 pontos. São 80 pontos de distância para Leclerc, segundo colocado, com 178. O restante do top 5 é composto, respectivamente, por Sergio Pérez, com 173, George Russell, com 158, e Carlos Sainz, com 156.
O TL1
Depois de uma pausa de quase um mês desde o GP da Hungria, os pilotos foram para a pista no Circuito de Spa-Francorchamps na primeira atividade desta sexta. E Carlos Sainz terminou como o mais rápido, registrando sua melhor volta em 1m46s538.
O espanhol da Ferrari foi seguido nas primeiras posições pelo seu companheiro equipe, Charles Leclerc e pelo atual campeão e líder da temporada Max Verstappen, da Red Bull Racing, respectivamente.
O TL1 começou com muitos testes devido à parada de verão. O tempo estava instável e a chuva aparecia em determinadas regiões do circuito. Por isso, a maioria dos pilotos optou por utilizar pneus intermediários.
Verstappen foi o mais rápido nos primeiros 20 minutos do treino, mas logo foi superado pela dupla da Ferrari. Brigando na parte de cima da tabela, George Russell ficou em quarto. Seu companheiro de Mercedes, o heptacampeão Lewis Hamilton, ficou em nono, uma posição à frente de Sergio Pérez, da Red Bull.
A sessão ainda teve uma bandeira vermelha, causada pelo carro de Magnussen ter parado na pista devido a um problema na bateria, e ficou paralisada por quase 15 minutos, sendo retomado na reta final da atividade.
A maior novidade da manhã foi a notícia divulgada pela F1 de que Verstappen, Leclerc, Norris, Ocon, Schumacher e Bottas terão que largar do final do grid na corrida de domingo. A penalidade aos pilotos foi imposta devido a mudanças na unidade de potência para o Circuito de Spa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.