Topo

Fórmula 1

Alonso chama Hamilton de idiota após batida: 'Só dirige quando está em 1º'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2022 10h27

O início do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, hoje (28), deu o que falar. Logo nas primeiras voltas, dois campeões mundiais se envolveram em um acidente: Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Pior para o piloto inglês da Mercedes, que teve que abandonar a prova. Nem por isso, Alonso ficou menos exaltado com o ocorrido.

Pelo rádio, o piloto espanhol, da Alpine, chamou Hamilton de "idiota" e criticou a maneira de guiar do heptacampeão mundial, questionando suas habilidades quando disputa posições.

"Que idiota! Tivemos uma boa largada mas esse cara só sabe dirigir quando larga em primeiro", disse Alonso em conversa com os engenheiros de sua equipe, pelo rádio.

Heptacampeão da F1, Hamilton forçou a ultrapassagem sobre Alonso na primeira curva e acertou a lateral do carro do espanhol. Ambos os carros saíram da pista. O britânico até conseguiu retornar, mas logo foi caindo de posição porque sua Mercedes ficou bem danificada. Assim, precisou parar e deixar a prova.

Foi o primeiro abandono de prova de Hamilton no ano. O piloto britânico era, até então, o único da temporada a completar todas as provas. Ao acontecer o toque, a rádio da Mercedes pediu que o piloto parasse na hora.

Em conversa com os jornalistas após deixar a corrida, Hamilton não deu sequência à polêmica com Alonso: "Prefiro não falar nada. Vivemos momentos diferentes nas carreiras. São coisas que ele fala de cabeça quente", disse.

Atual campeão da categoria, o holandês Max Verstappen (Red Bull) lidera o campeonato com 258 pontos. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) está logo atrás do rival, com 178. O mexicano Sérgio Perez (Red Bull), o britânico George Russell (Mercedes) e o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) fecham o top 5.

Fórmula 1