Professora dá figurinhas da Copa a alunos para incentivá-los em matemática
A professora de matemática Je Lindsay, 26, viralizou nas redes sociais por decidir dar a nota da prova de seus alunos com figurinhas do álbum da Copa do Mundo. Em entrevista ao UOL Esporte, ela contou que aproveitou o alvoroço que o lançamento do álbum causou em todos os alunos para incentivá-los a melhorarem em sua matéria.
"Desde que foram lançados o álbum da Copa e as figurinhas está sendo uma febre entre todos os alunos. Todo mundo só fala disso, todo mundo só quer trocar [as figurinhas]. Aí eu tentei trazer isso para o meu lado. Pensei em um jeito de incentivar pela matemática, porque, normalmente, os alunos têm um ranço que só Jesus. Eu aproveitei o prazer de ter as figurinhas e apliquei isso na matemática em vários projetos na minha cabeça, e um deles foi o das notas", disse a professora que dá aulas em uma escola de Santo André, cidade do estado de São Paulo.
Je explicou qual foi o critério utilizado por ela para "premiar" os alunos: "O aluno que tirou nota 10 recebeu um pacotinho; 9,5 recebia uma figurinha brilhante com mais três normais; 8 só três figurinhas e 7 ou 6, uma figurinha só".
Na opinião da educadora, o incentivo com as figurinhas é mais do que válido, ainda mais com uma matéria que é problemática para muitas crianças e jovens como a matemática. Esse, aliás, não é o primeiro projeto de Je que foge um pouco do usual.
"Se o aluno não gosta ou tem dificuldade, ele, pelo menos, tenta simpatizar comigo e um pouco com o conteúdo, para ver se ele abre mais pra aceitar [a matemática]. Então eu sempre tenho umas ideias malucas. Já desenvolvi vários jogos mais divertidos pra ajudar: teve torta na cara, Uno, até jogando com o Naruto, para deixar a matemática mais leve", contou.
"Eu acho que todo tipo de incentivo é bem-vindo, ainda mais com matemática. A dificuldade dela [disciplina] é que a criança já veio moldada em achar difícil e cria um bloqueio na mente. Seja figurinha ou outra ideia que um professor desenvolve para atrair o aluno, pra ele é ótimo, e a figurinha foi uma boa porque é algo que tá acontecendo nesse momento, é tentar reter ainda mais a experiência. Não é aprender só pra fazer prova, é aprender pra vida", concluiu.
Os pacotinhos de figurinhas do álbum da Copa foram lançados com preços bem salgados, cada envelope custa R$ 4,00. Je afirmou que se dependesse de seu salário como professora, ela não conseguiria proporcionar a "premiação" aos alunos.
No entanto, isso foi possível porque ela tem uma renda extra como influenciadora digital trabalhando conteúdos que despertem o interesse e facilitem o aprendizado de matemática e seu dia a dia como professora. São mais de 912 mil seguidores, somando o Instagram e o Tik Tok —o vídeo das notas com as figurinhas na segunda plataforma já teve mais de 1,7 milhão de visualizações.
Complete sua coleção de figurinhas da Copa
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.