Topo

Arnaldo explica por que recusou convite para cobrir a Copa do Mundo

Arnaldo Cezar Coelho, ex-comentarista de arbitragem da Globo - Friedemann Vogel/Fifa via Getty Images
Arnaldo Cezar Coelho, ex-comentarista de arbitragem da Globo Imagem: Friedemann Vogel/Fifa via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/09/2022 04h00

No dia 20 de novembro de 2018, Arnaldo Cezar Coelho fez sua última transmissão como comentarista de arbitragem da TV Globo, em um amistoso no qual a seleção brasileira venceu Camarões por 1 a 0, no Stadium MK, em Buckinghamshire, na Inglaterra —ele já havia anunciado sua aposentadoria ao vivo, após a vitória da França por 4 a 2 sobre a Croácia, na final da Copa de 2018.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o ex-árbitro de 79 anos revelou que recebeu um convite para "deixar a aposentadoria", ir ao Qatar e trabalhar em mais uma Copa do Mundo —a 14ª da carreira— mas recusou o convite.

"Eu fui convidado para ir à Copa [do Mundo] por uma televisão do Qatar. Eu agradeci o convite, mas não aceitei. Eu já trabalhei bastante com isso, foi bom demais. Eu vou pra Copa do Mundo desde 1966. Foram 13 no total, só não estive na de 86, mas fui em todas as outras", disse Arnaldo.

"A minha família pegava muito no meu pé por causa do trabalho, e essa foi uma das razões que eu disse chega. Eu sempre trabalhava de fim de semana, perdia aniversários e as datas especiais, pensei nas folgas que eu teria. O meu ciclo já passou, eu quis mudar meu estilo de vida", acrescentou.

A vida de aposentado e o lado investidor

Curtindo a vida de aposentado há quase quatro anos, Arnaldo está longe de ser um aposentado que gosta de ficar tranquilo em casa de pijama. Mesmo sem trabalhar com futebol, ele segue acompanhando todos os jogos para saber o rumo que o esporte está seguindo.

"Eu sou aposentado, mas não sou aqueles aposentados que ficam de pijama e chinelo em casa. Eu assisto tudo que é futebol no mundo todo. Série A, Série B, Libertadores, Copa do Brasil, tudo que você possa imaginar. Eu assisto para saber que rumo o futebol está tomando", afirmou.

Mesmo construindo sua carreira no mundo do futebol, Arnaldo nunca dependeu desse dinheiro para construir seu patrimônio. Ele é um corretor autônomo de investimentos e um investimento que deu muito certo foi a criação da TV Rio Sul, afiliada da Globo na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

Para o ex-árbitro, a emissora é muito positiva para a sua carreira, já que ele consegue se relacionar com muitos jovens e se adaptar com as novas formas de se comunicar.

"Eu não parei totalmente, já dei entrevista sobre o mercado financeiro, criptomoedas, eu não paro. Eu sou empresário. Tenho mais de 170 funcionários na minha emissora [TV Rio Sul], todos eles têm menos de 25 anos. Eu tenho que lidar com os jovens, quero gente nova por perto porque eles têm um novo linguajar, novas maneiras de pensar, tenho que estar conectado."

O que ele tem feito?

Arnaldo tem aproveitado o seu tempo de descanso para ir à praia na hora que quiser, aproveitar o tempo com seus filhos e netos e curtir todas as datas especiais que não pôde fazer parte por causa do trabalho como comentarista.

Arnaldo segue trabalhando na sua emissora em Resende, mas com uma carga horária menor do que quando era comentarista.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Arnaldo foi para 13 Copas do Mundo durante sua carreira como árbitro e comentarista. O erro já foi corrigido.
Diferentemente do que foi informado, Arnaldo começou a ir para Copas do Mundo 1966. O erro já foi corrigido.