Topo

MMA


Quem é o brasileiro que sofreu nocaute brutal em luta de MMA

Zuluzinho, lutador brasileiro de MMA - Divulgação/Redes Sociais
Zuluzinho, lutador brasileiro de MMA Imagem: Divulgação/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/09/2022 10h06

O nocaute sofrido por Zuluzinho em uma luta contra Petr Romakevich no último sábado (3), durante um evento de MMA, rodou o mundo. O brasileiro estava prestes a finalizar o anfitrião bielorrusso no chão, mas uma regra fez com que a luta fosse reiniciada com os dois em pé. Em seguida, Romakevich acertou uma sequência de golpes e deixou o rival 'beijando a lona'.

Wagner Conceição Martins, o "Zuluzinho", assim como o próprio nome sugere, é filho de Rei Zulu, ex-lutador brasileiro que ficou famoso no mundo do vale-tudo.

Hoje com 44 anos, Zuluzinho, que é natural de São Luís, no Maranhão, 'viaja o mundo lutando MMA', conforme ele próprio escreve em sua biografia no Instagram.

O brasileiro carrega no seu cartel 12 vitórias, 11 derrotas e uma luta sem resultado no MMA. Entre esses combates, Zuluzinho enfrentou nomes como Minotauro, o russo Fedor Emelianenko e o japonês Ikuhisa Minowa.

Entretanto, a carreira nem sempre foi contínua. Em 2010, Zuluzinho se afastou do esporte e só foi voltar a lutar em 2018. Em uma entrevista ao "Combate", o lutador disse que chegou a passar dificuldades e que trabalhou como vigilante e motorista particular.

Campeão mundial de tapa na cara

Rodando o mundo e participando de diversos eventos desde que voltou, Zuluzinho carrega um título único para o Brasil. Em 2020, ele dividiu o primeiro lugar do Campeonato Mundial de Tapa na Cara com o russo Vasily Kamotsky.

A competição previa cinco tapas para cada competidor. O embate podia ser encerrado caso algum deles acertasse o ouvido, o queixo ou a altura dos olhos do outro.

Como nenhum dos dois foi 'nocauteado' ou desistiu após os cinco tapas, o embate foi considerado empatado e o prêmio foi dividido.

Contudo, a carreira no mundo do tapa na cara também está marcada por um 'apagão'. Em 2021, durante um evento na Polônia, Zuluzinho desmaiou após ser atingido por um adversário.

TikToker?

Mesmo lutando ao redor do mundo, Zuluzinho não segue a linha de lutador durão. Isso porque, ele publica vídeos de humor em sua conta do TikTok, onde tem pouco mais de 40 seguidores.

Por outro lado, em sua conta no Instagram, o brasileiro compartilha fotos e vídeos de suas lutas, treinos e com seus familiares.

Zuluzinho é casado com Ruth Trindade e tem seis filhos (Wallerya, Wagner, Vanessa, Victor, Sara e Hudson).