Topo

Italo vence reedição da final olímpica e segue na briga pelo título mundial

Italo Ferreira venceu a primeira bateria no WSL Finals 2022 - Pat Nolan/World Surf League
Italo Ferreira venceu a primeira bateria no WSL Finals 2022 Imagem: Pat Nolan/World Surf League

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 13h19Atualizada em 08/09/2022 14h13

Italo Ferreira venceu o japonês Kanoa Igarashi, hoje, na primeira bateria do masculino no WSL Finals, em Trestles, nos Estados Unidos, que decidirá o campeão do Circuito Mundial de Surfe de 2022. O duelo foi a reedição da final das Olimpíadas de Tóquio, quando o brasileiro também levou a melhor e ficou com a medalha de ouro.

No começo da bateria, ainda sem prioridade, os dois surfistas remaram para a mesma onda. Italo reclamou de uma possível interferência de Kanoa, mas os juízes resolveram não punir o japonês e deram prioridade neutra, quando nenhum dos dois surfistas fica com a prioridade.

Italo pegou a primeira onda da bateria com 20 minutos para o final e recebeu nota 4,33. Kanoa veio pouco depois e ganhou nota 5,00, para tomar a liderança.

Os dois surfistas caíram em suas segundas ondas. Na sequência, Kanoa conseguiu a melhor nota da bateria até então: 6,83. Mas Italo respondeu com um aéreo gigante: 8,17.

A vantagem aumentou nos minutos finais depois que o brasileiro pegou mais uma onda intermediária e recebeu 5,20. A três minutos do fim, Kanoa precisava de 6,55 para virar, mas não conseguiu. Final: 13,37 pontos no somatório do campeão olímpico, contra 11,83 do japonês.

Italo agora encara o australiano Ethan Ewing na próxima fase. Quem vencer duela na sequência contra o também australiano Jack Robinson. O surfista sobrevivente enfrenta o brasileiro Filipe Toledo, líder do ranking mundial, em melhor de três baterias para definir o campeão mundial de 2022. Tudo isso ainda hoje.

No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb perdeu para a australiana Stephanie Gilmore e deu adeus à disputa do título.