Topo

Surfe: Tati é derrotada e dá adeus ao sonho de ser campeã mundial em 2022

Tatiana Weston-Webb foi derrotada em sua primeira bateria no WSL Finals 2022 - Beatriz Ryder/World Surf League
Tatiana Weston-Webb foi derrotada em sua primeira bateria no WSL Finals 2022 Imagem: Beatriz Ryder/World Surf League

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 14h02

Tatiana Weston-Webb foi derrotada pela australiana Stephanie Gilmore, hoje, na segunda bateria do feminino no WSL Finals, em Trestles, nos Estados Unidos, que decidirá a campeã do Circuito Mundial de Surfe de 2022.

Desta forma, a brasileira dá adeus à disputa pelo título nesta temporada e termina 2022 com a quarta colocação no Circuito. Tati foi vice-campeã mundial no ano passado, igualando o melhor resultado de uma brasileira. Jaqueline Silva (2002) e Silvana Lima (2008) também foram vice-campeãs.

Na bateria de hoje, a surfista brasileira pegou a primeira onda logo nos primeiros minutos e recebeu nota 5,17. Ela ampliou a vantagem na ponta com uma onda para a sua esquerda que rendeu 8,00 pontos. Mais tarde, Tati ainda trocou sua segunda melhor nota com um 6,87.

Porém, a australiana se manteve na briga com duas notas intermediárias e virou a bateria com um 8,30 a 10 minutos do final. Tati precisava de 7,31 para retomar a ponta. Ela pegou uma onda faltando menos de dois minutos para o final.

A nota só saiu quando o cronômetro já estava zerado, mas não deu. Vitória de Stephanie por 15,30 pontos a 14,87 no somatório.

Antes de enfrentar Tati, a australiana venceu a costarriquenha Brisa Hennessy na primeira bateria do feminino.

Stephanie agora encara na semifinal a francesa Johanne Defay, vice-líder do ranking. Quem vencer enfrenta na grande decisão, em melhor de três baterias, a havaiana Carissa Moore, líder do ranking.

"Estou muito feliz com o meu surfe, fiz tudo que eu podia. Eu sei o quanto me esforcei, estou orgulhosa do que fiz e nos vemos no ano que vem", disse Tati após a derrota.