Topo

Fórmula 1

Chefe da Red Bull critica fim do GP da Itália: 'Fãs foram os perdedores'

Do UOL, em São Paulo

11/09/2022 12h45

A vitória de Max Verstappen no GP da Itália aumentou a vantagem do piloto da Red Bull na liderança da tabela de classificação da atual temporada da Fórmula 1, mas não impediu que o chefe da equipe fizesse críticas ao modo como a prova terminou no circuito de Monza. Acionado a cinco voltas do fim, o safety car só deixou a pista para não sair na foto do holandês cruzando a linha de chegada.

O chefe da Red Bull Christian Horner foi duro em entrevista à Sky Sports. "Não queremos vencer uma corrida sob influência do safety car. Houve tempo suficiente para começar a corrida. Tínhamos o carro mais rápido e gostaríamos de ter vencido a corrida na pista, não atrás do safety car. Então, compartilhamos a decepção de todos os fãs", disse, antes de completar:

"Os maiores perdedores hoje, infelizmente, foram os fãs. Mas precisamos olhar rapidamente para resolver isso."

A cinco voltas do fim, Daniel Ricciardo perdeu o motor e precisou abandonar a corrida. O safety car foi acionado, todos os carros da dianteira foram para os boxes, mas a demora para retirar a McLaren da pista impediu que a reta final da corrida tivesse alguma emoção. Verstappen venceu a 11ª prova da temporada sob bandeira amarela e o carro de segurança só saiu mesmo para ele cruzar a linha. Foi um anticlímax depois de uma corrida promissora, em que Verstappen só tirou a liderança de Leclerc na volta 34 de 53.

A teoria de Horner é de que o safety car escolheu o carro de George Russell em vez de Verstappen no primeiro momento, o que atrasou sua retirada. "Eu só gostaria de ver a corrida acontecer. E, você sabe, acho que teríamos vencido se não houvesse um safety cars, tínhamos ritmo suficiente na única parada que fizemos. Acho que vai contra os princípios do que discutimos anteriormente e já falamos há muitos anos."

Max - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Max Verstappen comemora vitória no GP da Itália de Fórmula 1, sua 11ª na temporada
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

A Red Bull subiu para 545 pontos no mundial de construtores com a vitória de Max Verstappen neste domingo, somado ao sexto lugar e ao ponto extra de volta mais rápida de Sergio Perez. A Ferrari está em segundo com 406.

Já Verstappen chega aos 335 pontos no mundial de pilotos, contra 219 de Charles Leclerc. O holandês tem chances de ser campeão mundial já no próximo dia 2, no GP de Cingapura.

Fórmula 1