Topo

Jogador de xadrez é acusado de trapacear e se oferece para jogar pelado

Hans Niemann, jogador de xadrez, está sendo acusado de trapacear - Reprodução/Instagram
Hans Niemann, jogador de xadrez, está sendo acusado de trapacear Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

12/09/2022 12h40

O americano Hans Niemann, 19 anos, está sendo acusado de trapacear na surpreendente vitória contra o pentacampeão mundial Magnus Carlsen em um torneio nos Estados Unidos. Para provar que joga limpo, Niemann, que é uma estrela em ascensão na modalidade, fez uma proposta inusitada: jogar pelado.

Algumas teorias foram criadas para acusar o americano de trapacear, a mais inusitada diz que Niemann trapaceou usando sensores anais eletrônicos conectados a um computador que vibrariam quando ele fizesse os movimentos corretos.

"Faça qualquer verificação que você quiser, não me importo porque sei que estou limpo", disse ele em uma entrevista em vídeo com o comentarista de xadrez Alejandro Ramirez.

"Eles querem que eu fique completamente nu? Eu vou fazer isso. Eu não me importo porque eu sei que estou limpo e estou disposto a me submeter ao que você quer."

O enxadrista de 19 anos admitiu que trapaceou em jogos de xadrez online quando criança, dos 12 aos 16 anos, o que fez ele ser suspenso da plataforma Chess.com. Desde então, ele diz que joga limpo.

Depois da derrota, Carlsen resolveu se retirar da competição, que distribui 500 mil dólares (cerca de R$ 2,5 milhões) em premiações. Ele fez o anúncio no Twitter e postou um vídeo do treinador português de futebol José Mourinho. "Se eu falar, estou em uma grande confusão", diz Mourinho. O post foi visto como uma indireta à suposta trapaça de Niemann.

Após a desistência do norueguês, a organização do torneio implementou medidas adicionais de segurança, como usar detectores de metal nos jogadores e exibir as partidas com 15 minutos de atraso na transmissão ao invés de mostrá-las ao vivo. O acesso de Niemann ao Chess.com foi novamente suspenso depois de Carlsen abandonar a competição.

"Eles sabem que não faço trapaça e que dou tudo ao xadrez. Trabalho muito e o xadrez é a minha vida", declarou o americano.