Topo

Quem é o nº 1 que nasceu pouco antes de Federer conquistar 1º Grand Slam

Carlos Alcaraz é o campeão do US Open de 2022 - Reuters
Carlos Alcaraz é o campeão do US Open de 2022 Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/09/2022 09h56

O espanhol Carlos Alcaraz amanheceu na manhã de hoje como líder do ranking do tênis masculino e se tornou o número 1 mais jovem da história da modalidade. Tudo isso aos 19 anos após conquistar o título do US Open ao vencer a final de ontem contra o norueguês Casper Ruud.

Alcaraz nasceu em maio de 2003 em uma pequena cidade na região de Múrcia dois meses antes de Roger Federer conquistar seu primeiro Grand Slam, em Wimbledon.

Ele começou a jogar no Real Sociedad Club de Campo de Murcia, onde seu pai era diretor de tênis, e surgiu no cenário internacional muito jovem. Nos últimos anos, já vinha sendo apontado como o futuro do tênis espanhol.

Alcaraz se profissionalizou em 2018 e escalou o ranking desde então. No fim de 2019, era o 492º colocado. Um ano depois, ocupava a 141ª posição. O tenista começou 2022 como 32º do ranking. Nove meses depois, chegou à liderança.

São seis títulos até agora na curta carreira. O primeiro veio no saibro no ano passado, em Umag. Já em 2022, foram cinco conquistas: Rio Open, ATP 500 de Barcelona, Masters 1000 de Miami e de Madri, além do US Open conquistado ontem.

A trajetória neste ano tem sido tão impactante que Alcaraz se tornou o mais jovem a vencer tanto Rafael Nadal quanto Novak Djokovic na campanha do título em Madri (com direito a match point espetacular contra Nadal).

Já o título do US Open veio logo em sua segunda participação no Grand Slam americano. Em 2021, aos 18 anos, ele era o 55 do ranking em sua estreia no torneio e parou nas quartas de final depois de eliminar o grego Stefanos Tsitsipas, então número 3 do mundo. Neste ano, entrou como um dos candidatos ao título e terceiro cabeça de chave.

As três primeiras rodadas no US Open 2022 foram até que tranquilas com vitórias em três sets diretos. Depois, porém, o espanhol precisou de cinco sets para vencer nas oitavas, quartas e semifinal. Na grande decisão, bateu Ruud por 3 sets a 1.

Treinado por ex-rival de Guga

Carlos Alcaraz e seu técnico, Juan Carlos Ferrero - Tim Clayton/Corbis via Getty Images - Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Carlos Alcaraz e seu técnico, Juan Carlos Ferrero
Imagem: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Alcaraz é treinado pelo também espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo e antigo rival de Guga Kuerten. O técnico sabe bem o que é liderar o ranking mundial, como o agora número 1 falou durante o Rio Open, em fevereiro.

"Agradeço que as pessoas vejam que eu possa ser o melhor do mundo, mas minha equipe e eu sabemos o quão difícil é. Tenho Juan Carlos [Ferrero], que já foi número 1 do mundo e pode me dizer o quão difícil e sacrificante é. Até o momento, estou no caminho correto e se não me desviar desse caminho e continuar fazendo as coisas certas, terei oportunidades. Não é garantido que serei número 1 do mundo, mas terei oportunidades."

Alcaraz aproveitou a primeira oportunidade meses depois e agora está no topo do mundo do tênis.