Patinador de 17 anos executa axel quádruplo, salto inédito no gelo; assista
O norte-americano Ilia Malinin, de apenas 17 anos, conseguiu uma façanha no mundo da patinação artística em uma prova realizada ontem (14) nos EUA (assista abaixo).
Durante o US International Classic, que ocorreu em Nova York, o jovem foi o responsável por fazer o primeiro axel quádruplo da história do esporte em uma competição oficial.
A manobra faz parte do giro axel, também conhecida como Axel Paulsen — em homenagem ao pioneiro do movimento. A acrobacia é considerada a mais difícil da patinação no gelo.
Para executá-la, o competidor precisa dar quatro voltas em torno de si mesmo durante um salto iniciado de frente e aterrissar com apenas um pé de maneira perfeita, sem se desequilibrar.
Malinin, que revelou ao Washington Post treinar a acrobacia há meses, empolgou os torcedores presentes à arena norte-americana ao realizar a façanha.
"Foi muito bom. Quando estou treinando, é muito fácil descobrir como achar o tempo certo para que seja uma boa tentativa", afirmou.
"Fazer isso na competição é uma história diferente, porque você está sob uma pressão que pode atrapalhar. Então eu tenho de fingir que estou em casa e me sentir relaxado? Em março ou abril, comecei a trabalhar de fato na técnica e tentar melhorá-la", prosseguiu o jovem.
Bicampeão olímpico já tentou... e ficou no quase
Em 2021, o bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu, de 27 anos, quase conseguiu ser o responsável pelo até então feito inédito por duas vezes.
Tanto nas Olimpíadas de Inverno quanto no Campeonato Japonês, ele tentou o axel quádruplo: no torneio nacional, aliás, o patinador até executou os quatro giros, mas teve o salto "rebaixado" porque aterrissou com os dois pés no solo.
"Ele [Yuzuru Hanyu] definitivamente me inspirou a tentar esse salto aqui", finalizou Malinin, o mais novo astro da patinação no gelo, exaltando o colega.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.