Topo

Nadal e Djoko no mesmo time? Como será o torneio de despedida de Federer

Roger Federer e Rafael Nadal jogarão no mesmo time na Laver Cup - Getty Images
Roger Federer e Rafael Nadal jogarão no mesmo time na Laver Cup Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

15/09/2022 12h40

Roger Federer, de 41 anos, se despedirá das quadras —ao menos em Grand Slams ou eventos oficiais da ATP— em grande estilo. A aposentadoria do tenista suíço acontecerá na semana que vem, entre os dias 23 e 25 de setembro, em Londres, em um torneio diferente dos demais: a Laver Cup.

A competição, que chega a sua quinta edição e foi realizada pela primeira vez em 2017, coloca frente a frente um time formado por tenistas europeus contra atletas do resto do mundo. Serão nove jogos de simples, e três de duplas.

Na Laver Cup de 2022, Roger Federer jogará no mesmo time de seus três principais oponentes ao longo da carreira: Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray, que estarão juntos pela primeira vez na história do evento. O norueguês Casper Ruud e o grego Stefanos Tsitsipas completam o sexteto europeu.

O time do resto do mundo contará com o canadense Felix Auger-Aliassime, o argentino Diego Schwartzman, o australiano Alex de Minaur e os americanos Taylor Fritz, Frances Tiafoe e Jack Sock.

Roger Federer não joga um torneio oficial desde julho do ano passado, quando foi eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz nas quartas de final de Wimbledon.

Laver Cup, torneio que marcará a aposentadoria de Roger Federer - Reprodução/Site oficial da Laver Cup - Reprodução/Site oficial da Laver Cup
Imagem: Reprodução/Site oficial da Laver Cup

Depois disso, o suíço passou por uma nova cirurgia no joelho direito em agosto de 2021. A intenção era voltar às quadras em 2022, e Federer chegou a confirmar sua participação na Laver Cup e, depois, no ATP 500 da Basileia, na Suíça, no fim de outubro.

Agora, com o anúncio de que a Laver será seu último evento, o suíço deve "apenas" comparecer para receber uma homenagem no torneio de seu país.