Nadal ou Djoko? Saiba quem foi a maior 'pedra no sapato' de Roger Federer
Roger Federer anunciou hoje (15) a sua aposentadoria dos torneios de Grand Slam ou eventos oficiais da ATP. A despedida do lendário tenista suíço acontecerá na Laver Cup, campeonato que acontece na semana que vem, em Londres.
Federer acumula no circuito da ATP a marca de 1251 vitórias e 275 derrotas, sendo a maioria dos resultados negativos obtidos, claro, contra seus dois maiores oponentes: Rafael Nadal e Novak Djokovic.
Roger perdeu mais jogos, em números absolutos, para Djoko: 27. Porém, o aproveitamento do suíço foi melhor diante do sérvio (46% das vitórias) do que nos jogos contra o espanhol (40%).
Federer enfrentou Nadal em 40 oportunidades: venceu 16 e perdeu 24. O primeiro encontro entre eles aconteceu em 2004, com o espanhol levando a melhor (2 a 0) nos Master 1000 de Miami, ainda antes das oitavas de final.
No último embate entre os dois, em 2019, foi Federer quem conquistou a vitória. Por 3 sets a 1, ele bateu Nadal na semifinal de Wimbledon, torneio vencido por Djokovic.
Diante do sérvio, Roger Federer venceu 23 partidas e perdeu 27, com o suíço levando a melhor no primeiro encontro, em 2006: 2 sets a 1 no Masters 1000 de Monte Carlo, ainda pela primeira fase do torneio.
Na última vez que eles se enfrentaram, em 2020, Djoko venceu Federer na semifinal do Australian Open, por 3 a 0 (7/6, 6/4 e 6/3), e depois levantou o caneco ao superar Dominic Thiem.
Federer chega ao fim da carreira como o segundo tenista com mais títulos de simples na história (103), atrás apenas do americano Jimmy Connors, com 109. Ele faturou 20 Grand Slams e ficou 310 semanas como número 1 do ranking da ATP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.