Escândalo no mundo do xadrez mistura teoria de plug anal e oferta pornô
O mundo do xadrez vive um escândalo que mistura uma teoria bizarra envolvendo inteligência artificial com plug anal, indiretas e até oferta pornô. Não entendeu nada? Calma que a gente te explica abaixo.
O americano Hans Niemann, 19 anos, está sendo acusado de trapacear na surpreendente vitória contra o pentacampeão mundial Magnus Carlsen na Sinquefield Cup, um torneio nos Estados Unidos, no início de setembro. A derrota acabou com a invencibilidade de dois anos do norueguês. Foram 53 partidas sem perder.
Depois da derrota, Carlsen resolveu se retirar da competição, que distribuiu 350 mil dólares (cerca de R$ 1,8 milhão) em premiações. Ele fez o anúncio no Twitter e postou um vídeo do treinador português de futebol José Mourinho. "Se eu falar, estou em uma grande confusão", diz Mourinho. O post foi visto como uma indireta à suposta trapaça de Niemann.
Algumas teorias foram criadas para acusar o americano de trapacear. A mais inusitada surgiu no Reddit e diz que Niemann trapaceou usando plugs anais eletrônicos conectados a um computador que lhe permitiriam receber os movimentos a serem realizados através de vibrações em código Morse.
Para provar que joga limpo, Niemann fez uma proposta inusitada: jogar pelado. "Faça qualquer verificação que você quiser, não me importo porque sei que estou limpo", disse ele em uma entrevista em vídeo com o comentarista de xadrez Alejandro Ramirez.
"Eles querem que eu fique completamente nu? Eu vou fazer isso. Eu não me importo porque eu sei que estou limpo e estou disposto a me submeter ao que você quer."
O site Stripchat aproveitou a deixa e propôs pagar 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,1 milhões) para o americano jogar pelado: "Prove que os haters estão errados de uma vez por todas. Fique nu e jogue uma partida de xadrez ao vivo no Stripchat em troca de até 1 milhão de dólares".
No passado, o enxadrista de 19 anos já admitiu que trapaceou em jogos de xadrez online quando era mais novo, aos 12 e aos 16 anos, o que fez ele ser suspenso da plataforma Chess.com. Agora, ele diz que joga limpo.
Após a desistência de Carlsen, a organização da Sinquefield Cup implementou medidas adicionais de segurança, como usar detectores de metal nos jogadores e exibir as partidas com 15 minutos de atraso na transmissão ao invés de mostrá-las ao vivo. O acesso de Niemann ao Chess.com foi novamente suspenso depois de o norueguês abandonar a competição.
O americano não conquistou mais vitórias após a partida contra Carlsen e terminou a competição em sétimo entre 10 competidores - o norueguês ficou na lanterna. Nenhuma evidência de que ele trapaceou foi encontrada.
Recentemente, Niemann e Carlsen voltaram a se enfrentar, desta vez pela Julius Baer Generation Cup. No duelo, que foi realizado online, o norueguês simplesmente desligou sua câmera logo após o segundo movimento do americano e abandonou a partida, o que reacendeu a polêmica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.