Topo

Bolt que se cuide! Robô bípede bate recorde mundial dos 100m rasos; assista

Cassie, o robô bípede que quebrou o recorde mundial dos 100 metros rasos - Divulgação/Kegan Sims
Cassie, o robô bípede que quebrou o recorde mundial dos 100 metros rasos Imagem: Divulgação/Kegan Sims

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/09/2022 10h37

Usain Bolt que se cuide! Um robô bípede desenvolvido pela Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, é o novo recordista mundial dos 100 metros rasos... na categoria 'robôs de duas pernas'.

Apelidada de Cassie, a 'máquina' cravou o tempo de 24,73 segundos e se tornou o robô de duas pernas mais rápido do mundo. Ao menos por enquanto, o jamaicano Usain Bolt, detentor do recorde com 9,58 segundos, pode respirar tranquilo...

O tiro de Cassie foi realizado numa pista chamada Whyte Track and Field Center da Universidade de Oregon e foi divulgado em vídeo pela instituição (assista abaixo).

No ano passado, Cassie já havia sido notícia por correr 5.000 metros em apenas 53 minutos, uma marca considerável entre os robôs de duas pernas.

"Cassie tem sido uma plataforma para pesquisas pioneiras em aprendizado de robôs para locomoção", afirmou Devin Crowley, líder do projeto.

"Completar uma corrida de 5 km era sobre confiabilidade e resistência, o que deixou em aberto a questão de quão rápido Cassie pode correr? Isso levou a equipe de pesquisa a mudar seu foco para a velocidade", complementou.

Cassie tem joelhos que se dobram como os de um avestruz e opera sem câmeras ou sensores externos, como se fosse cego.

O robô velocista foi desenvolvido sob a direção do professor de robótica do estado de Oregon, Jonathan Hurst, com uma doação de US$ 1 milhão por 16 meses da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, a DARPA.