Topo

FIFA 23: Como influenciadores com acesso antecipado avaliaram o jogo?

Visual de Vinicius Junior no FIFA 23 empolgou fãs do game - Reprodução/EA Sports
Visual de Vinicius Junior no FIFA 23 empolgou fãs do game Imagem: Reprodução/EA Sports

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/09/2022 14h06

O lançamento oficial do FIFA 23 acontece amanhã (30). No entanto, criadores de conteúdo, jogadores profissionais e quem comprou a versão Ultimate do game —no valor de R$ 498,90— tiveram acesso antecipado desde o início da semana e estão podendo ter as primeiras impressões antes dos demais.

Uma das novidades é a tecnologia HyperMotion 2. A EA Sports, produtora do jogo, gravou duas partidas com times inteiros para reproduzir os movimentos dos atletas da forma mais real possível. Além disso, a dinâmica das bolas paradas (escanteios, faltas e pênaltis) mudou e os efeitos de impacto na bola também.

Outra mudança significativa é o crossplay nos modos um contra um e on-line. A EA disponibilizou que jogadores de diferentes plataformas consigam jogar junto, mas isso está limitado às gerações de consoles. Por exemplo, quem tem um PS4 não irá conseguir jogar com alguém do PS5.

O UOL Esporte entrou em contato com alguns criadores de conteúdo que já gastaram boas horas no game para compartilhar o que acharam deste início do FIFA 23. Dessa forma, você pode avaliar se vale a pena comprar o jogo —a versão mais barata é encontrada nas lojas por R$ 298,90.

Veja o que eles disseram:

O que me deixou muito feliz com a gameplay do FIFA 23 é a nova opção de chute, o power shot —muito bacana, fiz vários golaços— tá dando uma amplitude de jogadas muito maior do que nos últimos FIFAs. Os zagueiros estão sensacionais também. Esse FIFA 23 promete, eu estou curtindo muito a gameplay, um pouco mais cadenciada, e acredito que a comunidade vai curtir muito esse novo sistema de chute e de marcação, que tá bem legal". Gustavo Paiva, conhecido como Paivinha.

Eu acho que o que mudou foi que o jogo está um pouco mais lento. Nas corridas parece que eles mudaram um pouco a física e jogadores como Haaland e Kane, que antes eram um pouco lentos, agora viraram usáveis, bons —principalmente o Haaland. Os dribles estão menos efetivos porque a movimentação do jogador está menos ágil na hora de virar o corpo, isso deu uma lentidão a mais neste FIFA". Paulo Neto, jogador profissional de FIFA pelo Atlanta United.

A jogabilidade está parecida com a do FIFA 22, jogo veloz e com importância na troca de passes —não tanto nos dribles. O pessoal costuma sentir muita diferença mas não se dá conta na diferença dos jogadores que são usados e suas cartas melhoradas, no caso do Ultimate Team. Sobre o face scan, deveriam focar mais em ligas importantes que são ignoradas, no caso da La Liga, Serie A TIM e Bundesliga, que têm jogadores relevantes de clubes medianos sem face original, mas o foco aparenta ser total na Premier League. O jogo vale mais a pena para aquele que é 'fifeiro' de todo ano, que não vive sem. Também vai oferecer boa experiência para novatos [principalmente off-line] por ser o melhor jogo de futebol atualmente". Pedro Henrique, o 'Tio Pedro Joga'.

O power shot é muito bom, ele é excelente, traz um ar de novidade pro jogo. Como tudo é muito novo, o jogo se torna muito legal e interessante. Os goleiros estão aceitando tudo qualquer chute, mas a EA deve melhorar os goleiros nas próximas atualizações. No momento, no acesso antecipado, o jogo é bem legal porque ele fica bem aberto e sai muitos gols, porque todo mundo tá aprendendo a jogar. O jogo está muito bonito, tem animações legais, e um destaque que eu dou é o time do Ted Lasso, da série, que você pode jogar no Modo Carreira e torna muito divertido pra quem é fã". Rodrigol.

As melhoras no face scan são muito legais, ter mais faces disponíveis também. Sobre a jogabilidade, o início de FIFA é a melhor fase do jogo, a gameplay é mais lenta, lembra mais o futebol real, você consegue usar jogadores que talvez não se encaixem no meta do futuro [geralmente o meta é velocidade] então o início tá maravilhoso, espero que eles consigam equilibrar para que a experiência continue gostosa. A diferença para o FIFA 22 é gigante, espero que o jogo se mantenha divertido e lento, pois pra mim o 22 foi uma experiência muito ruim. Eu sempre acho que vale a pena comprar o jogo, FIFA é o maior jogo de futebol e quem ama sempre tem que ter acesso a jogar um 'fifinha' as vezes". Samuel Lira, o 'Milionário do UT'.

Em termos de jogabilidade, pude sentir o jogo mais cadenciado em relação ao anterior. Uma coisa que gostei muito é a condução de bola dos jogadores, pois eles estão com um domínio de bola melhor. Se acredito que vale a pena comprar: Pra mim, vale a pena sim pois uma coisa legal que voltou ao UT são os uniformes de alguns times do Brasil [como o Corinthians por exemplo] algo que trás nostalgia aos torcedores, além dos novos recursos que foram colocados no game". Stephanie Santos, conhecida como Teca66.