Topo

Fórmula 1

Fórmula 1: Em quais cenários Verstappen é campeão neste fim de semana? Veja

Piloto holandês da Red Bull tem larga vantagem sobre Leclerc e Pérez na tabela - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Piloto holandês da Red Bull tem larga vantagem sobre Leclerc e Pérez na tabela Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 04h00

Depois de iniciar a temporada de maneira turbulenta e com problemas em sua Red Bull, Max Verstappen pode garantir, já neste fim de semana, o bicampeonato da Fórmula 1 com ao menos cinco corridas de antecedência.

Com 335 pontos somados e 11 vitórias nas 16 provas disputadas neste ano, o holandês chega ao circuito de Marina Bay, em Cingapura, com status de "já ganhou" nos bastidores.

Mas ele já ganhou mesmo? A resposta é "quase". Verstappen tem 335 pontos e larga vantagem sobre Charles Leclerc (Ferrari), atual vice-líder da tabela que soma 219 pontos. Sergio Pérez (Red Bull) é o 3°, com 210.

Em seis corridas, o piloto que vence e faz a volta mais rápida em todas elas garante 156 pontos. Depois de Cingapura, o número no máximo de pontos que poderá ser conquistado é 138 (cinco corridas, cinco voltas mais rápidas e um sprint).

Diante do cenário matematicamente favorável e tranquilo, o holandês da Red Bull consegue, já em Cingapura, ampliar os atuais 116 pontos de vantagem para mais de 140, já que o vencedor de um GP fatura 25 pontos (26 em caso de melhor volta).

Veja cenários em que Verstappen é campeão

Ganhando a corrida e fazendo a melhor volta: neste caso, o holandês vai a 361 pontos e levanta o troféu SE Leclerc ficar de 8° lugar para baixo (somando, no máximo, 223 pontos) E Pérez ficar de 4° lugar para baixo (somando, no máximo, 222 pontos).

Depois disso, mesmo com abandono de Verstappen (e vitória do monegasco ou do mexicano) em todas as corridas restantes, o astro da Red Bull faturaria o título pelo número de vitórias.

Ganhando a corrida e sem fazer a melhor volta: neste caso, o atual campeão da F1 alcança 360 pontos e fica com o bi SE Leclerc chegar de 9° lugar para baixo (mesmo com o monegasco fazendo a volta mais rápida) E Pérez não ir ao pódio ou ficar no máximo na 4ª posição com a volta mais rápida.

Sem ganhar a corrida: independentemente dos outros resultados, a decisão fica para a corrida do Japão, marcada para o outro domingo (9).

Veja como está o top 5 da Fórmula 1:

  1. Max Verstappen: 335 pontos (11 vitórias)
  2. Charles Leclerc: 219 pontos (3 vitórias)
  3. Sergio Pérez: 210 pontos (1 vitória)
  4. George Russell: 203 pontos (0 vitória)
  5. Carlos Sainz: 187 pontos (1 vitória)

Fórmula 1