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Leclerc faz a pole em Cingapura; Verstappen larga em 8º e se irrita

Charles Leclerc durante a sessão classificatória em Cingapura  - Ferrari
Charles Leclerc durante a sessão classificatória em Cingapura Imagem: Ferrari

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 11h03

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, conseguiu o melhor tempo (1min49s412) no treino classificatório e largará em primeiro no GP de Cingapura amanhã. Sergio Pérez, da Red Bull, ficou em segundo, com Lewis Hamilton da Mercedes em terceiro. Max Verstappen, que pode ser campeão já amanhã, largará apenas em oitavo, depois de uma volta ruim no Q3.

O holandês saiu da pista irritado com a Red Bull, que o chamou aos boxes antes de ele completar a volta final. Ele pode ser campeão já neste domingo, desde que vença a corrida e que haja uma combinação de maus resultados de Leclerc e Pérez.

De acordo com a repórter Julianne Cerasoli, o motivo da irritação de Verstappen foi um suposto erro que a Red Bull teria cometido no cálculo do combustível da última volta. O piloto explicou que foi chamado aos boxes porque ficou sem combustível na parte final do treino. "É extremamente estúpido", disparou ele.

O treino no circuito de rua de Cingapura, que aconteceu depois de uma forte chuva no país asiático, foi marcado pela mudança na umidade da pista, o que levou os pilotos e as equipes a mudarem a estratégia de pneus ao longo do evento. Verstappen arriscou na classificação e abortou sua penúltima volta para tentar tudo no último momento possível, quando a pista estava mais seca e em melhores condições. Ele só não contava com o chamado da equipe antes da hora.

A Red Bull confirmou que chamou o piloto porque, se ele completasse a volta, ficaria sem combustível para a amostra que precisa ser entregue para a organização da prova, o que acarretaria em punição.

O GP de Cingapura está marcado para as 9h (de Brasília) de amanhã.

Veja o grid de largada do GP de Cingapura

Q1

Com trechos da pista ainda muito molhados, os pilotos tiveram dificuldade de controlar o carro, que chegaram a derrapar nas áreas de maior umidade. Os pneus intermediários foram fundamentais para a estabilidade e controle do carro. Leclerc e Verstappen protagonizaram a briga pelo melhor tempo da primeira parte do treino, mas Hamilton conseguiu se colocar entre os dois e terminar na segunda posição. Na parte de trás, houve uma briga dura para avançar ao Q2. Foram eliminados Bottas, Ricciardo, Ocon, Albon e Latif.

Q2

Na segunda parte do treino a pista começou a secar, e os pilotos viveram o dilema da escolha de pneus. Eles começaram com pneus intermediários, mais apropriados para os trechos úmidos, mas cogitaram a troca para os slicks (macios) logo após a primeira tentativa. Em contato com a equipe via rádio, Leclerc afirmou que, como alguns trechos ainda estavam muito molhados, a mudança seria muito arriscada.

As Aston Martin optaram pelos slicks, mas perderam aderência à pista: Stroll derrapou em um trecho molhado, e Vettel perdeu o controle da direção. Ambos foram eliminados. Russell (por seis milésimos), Mick Schumacher e Zhou também saíram. "Era muito cedo para os [pneus] secos", disse Vettel. Leclerc, Hamilton e Verstappen fizeram os melhores tempos do Q2.

Q3

Já com pneus slicks em todo o grid, Hamilton passou a maior parte da Q3 com a melhor volta. Mas Pérez conseguiu ultrapassá-lo, e logo em seguida Leclerc pulou à frente. No final, Verstappen tentou chegar à ponta, mas acabou desistindo no final, sendo chamado pela Red Bull aos boxes e ficando apenas em oitavo.

Veja cenários em que Verstappen é campeão

Ganhando a corrida e fazendo a melhor volta: neste caso, o holandês vai a 361 pontos e levanta o troféu SE Leclerc ficar de 8° lugar para baixo (somando, no máximo, 223 pontos) E Pérez ficar de 4° lugar para baixo (somando, no máximo, 222 pontos).

Depois disso, mesmo com abandono de Verstappen (e vitória do monegasco ou do mexicano) em todas as corridas restantes, o astro da Red Bull faturaria o título pelo número de vitórias.

Ganhando a corrida e sem fazer a melhor volta: neste caso, o atual campeão da F1 alcança 360 pontos e fica com o bi SE Leclerc chegar de 9° lugar para baixo (mesmo com o monegasco fazendo a volta mais rápida) E Pérez não ir ao pódio ou ficar no máximo na 4ª posição com a volta mais rápida.

Sem ganhar a corrida: independentemente dos outros resultados, a decisão fica para a corrida do Japão, marcada para o outro domingo (9).

Veja como está o top 5 da Fórmula 1:

  1. Max Verstappen: 335 pontos (11 vitórias)
  2. Charles Leclerc: 219 pontos (3 vitórias)
  3. Sergio Pérez: 210 pontos (1 vitória)
  4. George Russell: 203 pontos (0 vitória)
  5. Carlos Sainz: 187 pontos (1 vitória)

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