Brasileira mostra que dá para ser mãe e curtir a vida, mesmo lutando no UFC
A brasileira Mackenzie Dern tem uma história de persistência que a levou ao UFC. Especialista e faixa preta em jiu-jítsu, a atleta teve de aprimorar outros estilos para chegar à principal entidade do MMA e superar estigmas para se manter em alta na carreira depois de ser mãe.
A lutadora de MMA, que tem dupla nacionalidade — também americana —, inspira fãs mostrando que dá para ter uma vida comum e seguir lutando. Mackenzie curte festas, funk e danças e aproveita ao máximo o crescimento da filha Moa, 3 anos. Sem falar abertamente de feminismo e empoderamento, ela acaba inspirando mulheres por conta do estilo da vida.
"Eu sinto sim [ser uma influenciadora para outras mulheres]. Meu foco está em mim. Às vezes, isso até atrapalhou meus relacionamentos, eu sendo egoísta. Mas temos que ser egoístas até certo ponto, porque ninguém vai pensar na gente. Meu foco é correr atrás do meu sonho. Quem se identifica, está ótimo. Eu sou mãe, recebo muitas mensagens, converso com várias mães. Converso sobre vários assuntos, com brasileiros, americanos, com a comunidade do jiu-jítsu", afirmou a lutadora ao UOL Esporte.
"Às vezes, as pessoas querem que a gente compre uma briga que não é nossa. Feminismo, igualdade. Eu não tenho tanto contato, não falo tanto disso, porque, poxa, eu cresci com meu pai [lutador]. Eu consigo ver todos os lados, estou fazendo meu trabalho. Se eu consigo dar a coragem para as mulheres ser quem elas são, está ótimo. Se elas querem lutar, cozinhar, o que for. Se eu dou essa coragem para elas, eu já estou feliz. Já fico realizada", acrescentou.
Mackenzie Dern, que é filha do lutador brasileiro Wellington Dias e nasceu nos Estados Unidos, enfrenta hoje (1º) a chinesa Yan Xiaonan. Será a luta principal do UFC Vegas 61. Se vencer, Dern, atual número 5 do peso-palha (até 52 kg), irá aumentar as credenciais por uma luta pelo cinturão, atualmente sob domínio da americana Carla Esparza.
Ela admitiu que precisa de uma vitória mais contundente, com uma finalização [sua especialidade] ou um nocaute, para ganhar holofotes no UFC. Em seu plano, Dern quer derrotar a chinesa, enfrentar uma ex-campeã da categoria e, com triunfos, virar desafiante no peso-palha.
Foco no cinturão não atrapalha planos
Ainda que esteja focada na carreira, Mackenzie Dern já tem planos futuros. A brasileira revelou à reportagem, por exemplo, que pensa em adotar uma criança nos próximos anos.
"Não é porque eu tenho minha filha que eu não vou correr atrás dos meus sonhos, que eu tenho desde os 7 anos. Tudo que eu estou fazendo, é para ela. Para ela ter sucesso na vida dela. E se ela gostar, se Deus quiser, seguir passando [o legado] para frente", afirmou a lutadora, que cresceu em tatames acompanhando o pai.
"Nossa família é muito importante, minha filha é tudo para mim, mas eu ainda sou a Mackenzie lutadora. Ainda tenho meus sonhos, meu jeito. Eu gosto de funk, de dançar, de fazer minhas coisas", reforçou.
UFC Vegas 61: Dern x Yan
Data e horário: sábado, 1º de outubro, a partir das 17 horas (de Brasília)
CARD PRINCIPAL
Peso-palha (até 52,1 Kg): Mackenzie Dern x Xiaonan Yan
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Randy Brown x Francisco Massaranduba
Peso-galo (até 61,2 Kg): Raoni Barcelos x Trevin Jones
Peso-pena (até 65,7 Kg): Sodiq Yusuff x Don Shainis
Peso casado (até 63,5 Kg): John Castaneda x Daniel "Willycat" Santos
Peso-leve (até 70,3 Kg): Mike Davis x Viacheslav Borshchev
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.