Verstappen dispara contra a Red Bull após ficar em 8º: 'Que p... é essa?'
O holandês Max Verstappen não reagiu bem após ficar em 8º no treino classificatório para o GP de Cingapura. O líder do campeonato arriscou tudo na última volta e vinha com um bom tempo, mas foi chamado aos boxes antes de cruzar a linha, abortou sua tentativa e viu o ferrarista Charles Leclerc fazer a pole position.
"Que p... é essa? O que vocês estão dizendo? Não acredito nisso! Que p... é essa?", disparou Verstappen pelo rádio enquanto seu carro entrava nos boxes. Um engenheiro da Red Bull disse que a situação era "inacreditável" e outro afirmou que explicaria o motivo do chamado depois.
Mais tarde, o piloto explicou que foi chamado aos boxes porque a Red Bull errou no cálculo do combustível para a última parte do treino. O evento foi marcado pela mudança da umidade da pista ao longo da movimentação dos carros. Nessa situação, tornou-se um desafiou equacionar a quantidade de combustível com a escolha de pneus.
Verstappen abortou sua penúltima volta e apostou tudo na última, quando a pista estava mais seca, dando chance para um tempo melhor. Mas seu carro não tinha combustível suficiente para fazer a volta e retornar aos boxes. Segundo a equipe explicou, se ele fizesse isso, talvez ficasse sem combustível para amostra que todos precisam entregar à organização da prova, o que acarretaria uma punição.
Em oitavo e irritado, Verstappen vê mais distante a chance de conquistar o título já neste fim de semana. Pra isso acontecer, ele precisa vencer e torcer para um mau resultado de Leclerc e Pérez (que larga em segundo). Tudo indica que o erro da Red Bull levará a disputa pelo título pelo menos até o Japão, na próxima etapa da temporada.
Veja o grid de largada do GP de Cingapura
Q3 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) October 1, 2022
And breathe... what a qualifying session that was! #SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/FBlPCQu2qY
Veja cenários em que Verstappen é campeão
Ganhando a corrida e fazendo a melhor volta: neste caso, o holandês vai a 361 pontos e levanta o troféu SE Leclerc ficar de 8° lugar para baixo (somando, no máximo, 223 pontos) E Pérez ficar de 4° lugar para baixo (somando, no máximo, 222 pontos).
Depois disso, mesmo com abandono de Verstappen (e vitória do monegasco ou do mexicano) em todas as corridas restantes, o astro da Red Bull faturaria o título pelo número de vitórias.
Ganhando a corrida e sem fazer a melhor volta: neste caso, o atual campeão da F1 alcança 360 pontos e fica com o bi SE Leclerc chegar de 9° lugar para baixo (mesmo com o monegasco fazendo a volta mais rápida) E Pérez não ir ao pódio ou ficar no máximo na 4ª posição com a volta mais rápida.
Sem ganhar a corrida: independentemente dos outros resultados, a decisão fica para a corrida do Japão, marcada para o outro domingo (9).
Veja como está o top 5 da Fórmula 1:
- Max Verstappen: 335 pontos (11 vitórias)
- Charles Leclerc: 219 pontos (3 vitórias)
- Sergio Pérez: 210 pontos (1 vitória)
- George Russell: 203 pontos (0 vitória)
- Carlos Sainz: 187 pontos (1 vitória)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.