Topo

Fórmula 1

Mercedes domina e Verstappen é o 3º mais rápido nos treinos do GP do Japão

George Russell, da Mercedes, no 1º dia de treinos livres do GP do Japão de F1 - Clive Rose/Getty
George Russell, da Mercedes, no 1º dia de treinos livres do GP do Japão de F1 Imagem: Clive Rose/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

07/10/2022 01h04Atualizada em 07/10/2022 09h11

George Russell foi o mais rápido do primeiro dia de treinos livres do GP do Japão da Fórmula 1. Com amplo domínio da Mercedes na atividade, o inglês de 24 anos fez a melhor volta desta madrugada (7), marcada pela forte chuva no Circuito de Suzuka, registrando 1m41s935. Ele foi acompanhado no pódio do TL2 pelo seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, e por Max Verstappen, da Red Bull Racing.

Sergio Pérez, também da Red Bull, e Kevin Magnussen, da Haas, completaram o top 5 do treino. O espanhol Carlos Sainz e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficaram em sexto e em décimo primeiro, respectivamente.

Na sessão anterior, Fernando Alonso registrou o melhor tempo, seguido pela dupla da escuderia italiana. Já na segunda sessão, o espanhol da Alpine terminou em sétimo. Por ter se chocado com a barreira de proteção após o fim do TL1, o alemão Mick Schumacher, da Haas, não participou da atividade.

Encerrado o primeiro dia de treinos, os pilotos voltam à pista na madrugada de amanhã (8) para o TL3, a partir da 0h (de Brasília), com o classificatório acontecendo às 3h. A corrida está marcada para começar às 2h de domingo (9).

O TL2

A sessão teve um total de 1h30 de duração, com meia hora adicional destinada para os pilotos experimentarem os protótipos dos pneus da Pirelli para 2023. Embora a pista molhada tenha adiado o teste dos pneus para o GP do México, o tempo estendido foi mantido no Japão.

Devido à chuva, a segunda atividade começou com a mesma tônica da anterior, com os pilotos controlando o ritmo diante das condições traiçoeiras no circuito. Nicholas Latifi, da Williams, foi o primeiro a estrear o cronômetro com uma volta, mas foi Sainz quem logo assumiu a dianteira e ficou até o relógio quase completar a primeira meia hora de atividade.

Foi então que a dupla da Mercedes, formada por George Russell e Lewis Hamilton, registrou voltas mais rápidas do que a do espanhol da Ferrari. Os ingleses ainda melhoraram seus tempos e ficaram alternando no topo.

Correndo em seu país, Tsunoda chegou a beliscar a terceira posição, mas a esperança do jovem japonês durou pouco. Ele logo foi ultrapassado e na sequência chegou a se complicar com o carro em uma curva, chegando a rodar no cascalho antes de voltar à pista. Ao longo da atividade, inclusive, diversos pilotos deslizaram no asfalto e foram parar no cascalho, mas sem maiores incidentes.

Durante o decorrer da sessão, a chuva chegou a parar e a pista foi secando aos poucos. Faltando 50 minutos para o fim, Verstappen entrou na briga pelo melhor tempo do TL2, com os pilotos da Mercedes fazendo jogo duro. Essa batalha continuou até que Russell assumiu a ponta de forma definitiva e não foi mais superado, terminando com a volta mais rápida do dia.

O TL1

A primeira atividade da madrugada começou com muita chuva e pouca ação, com a pista molhada e repleta de poças d'água. O primeiro a completar uma volta foi Mick Schumacher, perto dos 15 minutos de treino. No entanto, o alemão da Haas foi logo superado por Charles Leclerc.

O monegasco de 24 anos se manteve com o melhor tempo até o relógio se aproximar dos 30 minutos, quando seu companheiro de Ferrari, Sainz, tomou a dianteira. Até a metade da sessão, nove pilotos sequer registraram tempos, entre eles o atual campeão Max Verstappen e o heptacampeão Lewis Hamilton.

Só que logo em sua primeira marca na pista, o holandês da Red Bull Racing, um dos primeiros a utilizar pneus intermediários, já assumiu a ponta. Próximo dos 20 minutos finais, os pilotos da Ferrari ainda melhoraram seus tempos, mas terminaram atrás de Fernando Alonso no pódio da atividade.

Apesar de a pista ter ficado em condições melhores no decorrer da sessão, a chuva não deu trégua e ainda apertou na reta final. E após as bandeiras quadriculadas assinalarem o final da atividade, Schumacher perdeu o controle de seu carro no caminho do pit lane, rodou na pista e se chocou de frente com a barreira de proteção. O alemão não se machucou, mas a asa dianteira de seu monoposto levou a pior e o tirou do TL2.

A corrida

O Circuito de Suzuka volta a receber uma corrida da categoria depois de dois anos devido à pandemia de covid-19. O Grande Prêmio do Japão é a 18ª etapa da temporada de 2022 da F1.

Até então, Verstappen é o líder isolado, com 341 pontos. O holandês é seguido na tabela por Leclerc, com 237, e por Pérez, com 235. O atual campeão pode conquistar seu segundo título já neste domingo, dependendo de uma combinação de resultados de sua colocação final e de Leclerc e Pérez, que possuem 237 e 235 pontos, respectivamente.

A BandSports transmitirá o TL3 e o classificatório. A Band também exibirá o treino que definirá o grid de largada e televisionará, com exclusividade, a corrida.

Fórmula 1