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É campeão! Verstappen vence no Japão apesar da chuva e conquista o bi da F1

Max Verstappen, da Red Bull Racing, durante o GP do Japão de F1 - Clive Mason/Getty
Max Verstappen, da Red Bull Racing, durante o GP do Japão de F1 Imagem: Clive Mason/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/10/2022 05h10Atualizada em 09/10/2022 07h43

Apesar de a chuva ter colocado o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 em xeque após a largada, a corrida foi retomada e terminou com vitória e título de Max Verstappen. O holandês da Red Bull Racing foi dominante do início ao fim dos cerca de 40 minutos de prova e garantiu o título antecipado devido a uma punição a Leclerc depois do fim da prova.

Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em segundo, mas levou uma punição de cinco segundos por ter cortado a chicane e acabou atrás de Sergio Pérez, da Red Bull, no pódio da 18ª etapa da temporada. Esteban Ocon, da Alpine, e Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam o top 5 no Circuito de Suzuka.

Depois de a prova ter sido concluída, a FIA demorou para informar a punição e pegou Verstappen desprevenido. O GP do Japão não só teve o início conturbado devido à forte chuva, como também ficou paralisado por mais de duas horas e terminou com o título sendo anunciado de surpresa.

Como a corrida terminou por ter atingido o tempo máximo de duração e não pelas 53 voltas completas, não se sabia ao certo se os pontos concedidos aos pilotos seriam ou não reduzidos. No entanto, a F1 contabilizou a pontuação normal pela prova ter sido concluída e, devido à punição de Leclerc, Verstappen alcançou diferença que precisava para levantar o caneco no Japão.

"É uma sensação louca, claro, porque eu não esperava [o bicampeonato] quando cruzei a linha. Eu não sabia quantos pontos eu ia conseguir. Fiquei feliz com a corrida que tivemos", afirmou, depois da surpresa.

Chuva e largada conturbada

O final de semana no Japão foi marcado pelo tempo instável, com a chuva marcando forte presença na madrugada de hoje. Com a pista molhada, todos os pilotos optaram por entrar com os pneus intermediários e o GP começou a todo vapor.

Assim que o sinal foi dado, Verstappen e Leclerc já protagonizaram uma disputa direta. Largando em segundo, o monegasco da Ferrari conseguiu iniciar melhor e levou perigo à liderança do holandês, que fez jogo duro para conseguir defender sua posição. A agitação inicial, no entanto, não se restringiu à dianteira e afetou todo o pelotão.

Devido às condições da pista, os pneus estavam produzindo muito spray e a visão dos pilotos estava sendo prejudicada. Carlos Sainz, que largou em terceiro, foi perdendo sua posição e acabou rodando sozinho. O ferrarista foi parar nas barreiras de proteção, acionando a bandeira amarela e o safety car.

Alexander Albon teve problemas no carro e também abandonou a corrida. Zhou foi outro a rodar, mas o chinês conseguiu se recuperar e pôde continuar. Além deles, Vettel chegou a sair da pista e Gasly ficou com uma placa de propaganda presa na dianteira de seu carro.

Bandeira vermelha e paralisação

Com a chuva se intensificando, a bandeira vermelha apareceu e interrompeu a prova na terceira volta. Depois de mais de meia hora de espera, a direção de prova definiu que a corrida seria retomada com largada lançada e pneus de chuva obrigatórios.

No entanto, a poucos minutos dos pilotos retornarem à pista, a decisão foi suspensa. Duas horas após a parada, com a chuva dando uma trégua, a etapa foi retomada.

Trator na pista e polêmica

Depois que a bandeira vermelha foi acionada, Pierre Gasly, da AlphaTauri, deparou-se com um trator em sua frente enquanto retornava ao pit lane. O piloto estava em alta velocidade e precisou desviar do guindaste, que estava na pista para retirar um carro.

O francês ficou indignado e disparou críticas no rádio da equipe. "O que é esse trator na pista?", disse Gasly, no rádio da equipe. "Passei ao lado dele. Isso é inaceitável. Lembrem do que aconteceu. Não posso acreditar nisso", acrescentou.

O episódio traz à tona o acidente de 2014 envolvendo Jules Bianchi, que aconteceu no mesmo circuito. Há oito anos, ele se chocou com um trator e acabou falecendo nove meses depois em decorrência dos ferimentos. Outros pilotos também fizeram críticas ao ocorrido e o pai de Jules se manifestou.

De volta à ação

Com a melhora no tempo em Suzuka, foi dado início ao procedimento de relargada com pneus de chuva obrigatórios e safety car na pista. A visibilidade ainda era o principal fator que prejudicava os pilotos. Mas, fFaltando 40 minutos no relógio, o sinal verde foi dado e a corrida retomada.

Logo que o safety car deixou a pista, Vettel foi ao pit stop para trocar os pneus para os intermediários. Na sequência, outros pilotos seguiram a estratégia do alemão, incluindo os do pelotão da frente.

Com a parada de Verstappen e Leclerc, Alonso assumiu a dianteira provisória e até mesmo Mick Schumacher chegou a fica na ponta, mesmo que por poucos segundos. Só que o piloto da Red Bull retomou logo a liderança, seguido de perto pelo ferrarista. Pérez, Ocon e Hamilton completavam as cinco primeiras colocações faltando meia hora para o fim.

Reta final

Nos últimos dez minutos da corrida, a classificação no topo custava a se modificar. Verstappen chegou a abrir 17 segundos de Leclerc, que via Pérez se aproximar pelo retrovisor. Enquanto isso, Ocon e Hamilton protagonizavam uma disputa acirrada pela quarta posição, e Vettel e Alonso, pela sexta.

O mexicano da Red Bull atacou o ferrarista com afinco, mas não conseguiu superá-lo. As colocações do top-7 terminaram sem mudanças, apenas com a troca no pódio pela punição de Leclerc. No fim, o atual bicampeão conquistou sua 12ª vitória na temporada com 27 segundos de diferença.

Confira a classificação

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Esteban Ocon (Alpine)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Sebastian Vettel (Aston Martin)
7) Fernando Alonso (Alpine)
8) George Russell (Mercedes)
9) Nicholas Latifi (Williams)
10) Lando Norris (McLaren)
11) Daniel Ricciardo (McLaren)
12) Lance Stroll (Aston Martin)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14) Kevin Magnussen (Haas)
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
17) Pierre Gasly (AlphaTauri)
18) Mick Schumacher (Haas)
19) Carlos Sainz (Ferrari) - Não completou
20) Alexander Albon (Williams) - Não completou

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