Verstappen é pego de surpresa ao saber de título em entrevista de Pérez
O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 foi inusitado do início ao fim. A corrida começou com bandeira vermelha logo após a largada, teve duas horas de paralisação e terminou com uma surpresa de Verstappen. O holandês de 25 anos da Red Bull venceu a etapa, mas só foi informado de seu bicampeonato durante a entrevista de Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, após o final da prova.
A confusão aconteceu porque Charles Leclerc, que tinha ficado em segundo, recebeu uma punição de cinco segundos por um incidente com o mexicano na último volta e eles acabaram invertendo posições. Com isso, Verstappen conseguiu a diferença que precisava no Japão — oito pontos de Leclerc e seis de Pérez — e assegurou o segundo título consecutivo.
O anúncio do título foi feito sem qualquer pompa, visto que o holandês já tinha sido entrevistado antes do anúncio da FIA. Assim, o atual bicampeão ficou sabendo do feito enquanto seu companheiro de equipe estava com o microfone.
Além disso, a questão da pontuação foi outro fator que levantou dúvidas. Como a corrida terminou por ter atingido o tempo máximo de duração e não pelas 53 voltas completas, não se sabia com exatidão se pontos concedidos aos pilotos seriam reduzidos. No entanto, a F1 contabilizou a pontuação normal, já que a prova foi completa. Com isso, Verstappen chegou aos 366 pontos e não pode mais ser batido.
"É uma sensação louca, claro, porque eu não esperava [o bicampeonato] quando cruzei a linha. Eu não sabia quantos pontos eu ia conseguir. Fiquei feliz com a corrida que tivemos", afirmou, depois da surpresa.
"O primeiro [título] é um pouco mais emocionante, o segundo é mais bonito. Pela temporada que tivemos, a dobradinha [no Japão], liderando os construtores. Tem sido um ano especial e é preciso lembrar que não se tem esse tipo de ano com muita frequência", completou Verstappen.
Veja o momento da surpresa de Verstappen
O jornalista italiano Tancredi Palmieri criticou a confusão criada após o final da prova. "Este pode ser o momento mais estranho da história dos esportes de elite. O momento em que Verstappen descobre que foi campeão mundial durante a entrevista de seu companheiro de equipe e simplesmente não percebe, tendo que ser repetido para ele", escreveu, no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.