Em qual time jogam os atletas nas eleições? Quem vota em Lula ou Bolsonaro
No dia 30 de outubro, os brasileiros irão escolher o presidente para os próximos quatros anos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão na disputa do segundo turno das eleições.
Neste período eleitoral, diversos atletas e personalidades do esporte declaram apoio aos candidatos à presidência.
A seguir, o UOL Esporte lista alguns nomes que já se manifestaram publicamente.
Romário
Atualmente senador, Romário concedeu entrevista ao jornal "Extra" recentemente e disse que está 'ao lado de Bolsonaro na hora do jogo'. O ex-atacante faz parte do PL, mesmo partido do atual presidente.
Raí
O ídolo do São Paulo vai no caminho oposto de Romário. Depois de publicação nas redes sociais, Raí fez uma manifestação na entrega da Bola de Ouro, prêmio aos melhores do mundo da revista France Football.
A atitude do ex-jogador foi respondida por Lula em suas redes sociais. No Twitter, o ex-presidente disse que estava assistindo ao evento e agradeceu ao apoio.
Neymar
Pouco antes do primeiro turno das eleições, o camisa 10 do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira apareceu em um vídeo de Jair Bolsonaro.
O craque canta o jingle da campanha do atual presidente. "22 é Bolsonaro. Vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro", diz a música.
Tandara
A jogadora de vôlei, que concorreu nas eleições no primeiro turno, mas não foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo, tem em seu perfil uma foto ao lado do atual presidente, Jair Bolsonaro. Recentemente, a atleta se envolveu em polêmicas, como na que fez críticas ao desenho "Peppa Pig" por uma cena onde um casal é formado por dois personagens do sexo feminino.
Carol Solberg
Marcada pelo protesto contra Bolsonaro após uma partida no vôlei de praia, a jogadora postou um vídeo nas redes sociais onde manifestou apoio a Lula. "Eu voto 13! Lula presidente", escreveu.
Vanderlei Luxemburgo
Atualmente sem clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo é mais um nome do futebol a demonstrar apoio a Lula. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o treinador apoiou o candidato do PT e se referiu a Bolsonaro como 'um sociopata'.
Lucas Moura
Assim como fez em 2018, o atacante do Tottenham não escondeu seu voto em Jair Bolsonaro. O jogador afirmou que o atual presidente tem as ideias que mais se encaixam com a sua maneira de pensar e se opôs a Lula.
Nelson Piquet
Entre os esportistas, Nelson Piquet é um dos que está mais próximo de um dos candidatos. O ex-piloto da Fórmula 1 fez doações para a campanha de Jair Bolsonaro e para o PL, partido do atual presidente.
No passado, ele também chegou afirmar que é 'Bolsonaro até a morte' e chegou a acompanhar o político em eventos.
Emerson Fittipaldi
Primeiro brasileiro a conquistar um título na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi é mais um ex-piloto a demonstrar apoio a Bolsonaro. O ex-atleta, que perdeu a candidatura por uma vaga no senado da Itália, afirmou que torce para o atual presidente e já chegou a aparecer em fotos ao lado de Jair.
Juninho Pernambucano
O ex-jogador apareceu como VAR (árbitro assistente de vídeo) em um vídeo de campanha de Lula. "Agora, ele vai ser de novo o nosso presidente. Esse é craque", disse Juninho na propaganda.
Ana Paula Henkel
A ex-jogadora de vôlei já demonstrou apoio às falas de Jair Bolsonaro e faz críticas nas redes sociais ao outro candidato ao cargo de presidente na atual disputa do segundo turno.
Paulinho
O atacante ex-Vasco e que atualmente está no Bayer Leverkusen, da Alemanha, posta no Twitter diversas mensagens indicando voto em Lula. "L", escreveu o jogador, ontem (17), por exemplo, em referência à inicial do candidato.
Maurício Souza
Envolvido em polêmicas por falas homofóbicas, o jogador de vôlei apareceu ao lado de Bolsonaro em Brasília e já compartilhou pensamentos alinhados às falas do atual presidente.
Igor Julião
Ex-jogador do Fluminense e atualmente no Vizela, de Portugal, Igor Julião não esconde apoio a Lula nas eleições. O atleta já compartilhou mensagens elogiando o candidato do PT e criticando Jair Bolsonaro.
Marcos
O ex-goleiro e ídolo do Palmeiras apoia abertamente Jair Bolsonaro. Após a manifestação de Raí na Bola de Ouro, ele fez um brincaidera: "[Raí] torceu pro Lewa, mas deu B de Benzema, vcs também hein? Vê política em tudo, sai pra lá seus clubista!", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.