F-1: Pérez vice? RBR campeã? Recordes? O que está em jogo no GP dos EUA
A Fórmula 1 chega à sua 19ª etapa da temporada neste fim de semana com o GP dos EUA. Apesar de Max Verstappen (Red Bull) já ter faturado o título de maneira antecipada, há muitas coisas em jogo.
Uma delas é o campeonato de construtores, grande objetivo da escuderia austríaca desde que o segundo título do holandês foi confirmado na corrida do Japão.
A nova meta da Red Bull, aliás, pode ser alcançada já em território norte-americano —e sem depender de terceiros.
A equipe está no topo da tabela com 619 pontos contra 454 da vice-líder Ferrari, totalizando uma diferença de 165 pontos. Uma vitória simples de Verstappen ou Sergio Pérez já garante o 5° título para os austríacos, que também venceram o torneio de construtores nas temporadas de 2010, 2011, 2012 e 2013.
Outra possibilidade, neste caso sem vitória de um de seus pilotos, é manter mais de 147 pontos de diferença em relação aos italianos ao fim da prova nos EUA.
Isso acontece, por exemplo, se Verstappen e Pérez abandonarem (ou não pontuarem) e os dois ferraristas, Charles Leclerc e Carlos Sainz, não somarem 18 ou mais pontos: difícil, mas não impossível.
Além da vitória de construtores...
Algo bem menos encaminhado do que a vitória por equipes da Red Bull é a definição do vice-campeão entre os pilotos. Pérez soma 253 pontos na tabela e está em vantagem nesta briga.
O problema é que o mexicano tem apenas um ponto a mais que Leclerc e tem uma vitória a menos em relação ao monegasco da Ferrari.
Nos EUA, o vice do piloto é impossível de ser concretizado, já que a distância entre os dois é mínima —a chance de o próprio Verstappen priorizar o colega de equipe já na pista de Texas, inclusive, é real.
Russell (Mercedes) e Sainz fecham o top 5 na tabela e ainda têm condições reais de ficarem com com a "prata".
Lewis Hamilton, também da Mercedes, surge em 6° e até reúne chances matemáticas, mas precisaria de uma extensa (e improvável) combinação de resultados para acabar em 2°.
Mas o GP dos EUA também pode representar outras conquistas para o já campeão Verstappen. Vencedor da prova no ano passado, o holandês pode igualar o recorde de 13 vitórias em uma mesma temporada, marca que atualmente é compartilhada pelos alemães Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013).
Uma outra marca ainda possível para Verstappen até o fim da temporada é o recorde de pontos em um campeonato. Com 366 pontos até o momento e restando ainda três etapas no calendário, ele tem 47 pontos a menos do que Hamilton somou ao ser campeão em 2019 —quando o campeonato tinha 21 corridas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.