Topo

Neymar promete hexa para Bolsonaro: 'Você reeleito e Brasil campeão'

Neymar participa de live com presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/YouTube
Neymar participa de live com presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em Salvador

22/10/2022 17h42

Em live com o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), Neymar prometeu a conquista do hexacampeonato na Copa do Mundo do Qatar e disse que espera festejar o título junto à reeleição do atual presidente.

"A Copa esta pertinho, seria tudo maravilhoso, Bolsonaro reeleito e Brasil campeão. Eu vou fazer 'ihuuu' com a taça na mão. Nós vamos ganhar, o presidente já vai estar reeleito, vai dá tudo certo, a gente vai se encontrar com a taça na mão", disse Neymar a Bolsonaro, fazendo o gesto de campanha do candidato.

Na transmissão, que chegou a ter mais de 1 milhão de pessoas ao vivo, Neymar disse que a reeleição de Bolsonaro seria "maravilhoso" para o Brasil e não citou o ex-presidente e também candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem trocou farpas durante a semana.

"Estou muito feliz de participar dessa live, de enfrentar, não ter medo de lutar como nosso presidente, estou à disposição apoiando nosso presidente, porque a gente sabe o que é melhor para o Brasil", afirmou Neymar.

Apoio 'no momento mais difícil'

Na live, Neymar foi questionado pela jornalista Carla Cecato sobre seu posicionamento público nas eleições. O jogador disse que compartilha os mesmos valores de Bolsonaro e que decidiu expressar seu voto por gratidão ao presidente "no momento mais difícil" da sua vida.

O atacante da seleção brasileira, no entanto, não especificou qual momento foi esse. Em 2019, Bolsonaro saiu em defesa de Neymar quando ele foi acusado de estupro. Meses depois, a Justiça arquivou o inquérito por falta de provas.

"O que me motivou de expor, de lutar, são os valores que o presidente carrega, que são bem parecidos comigo, com minha família, com tudo que a gente preza. Então, é a família que a gente preza, o nosso povo, são as nossas crianças. Eu acho que isso me fez me posicionar."

"Nunca falei isso em lugar nenhum. Queria agradecer ao presidente, que no momento mais difícil da minha vida foi o primeiro a se posicionar publicamente dizendo que estaria do meu lado. Então, quando eu vi o que estava acontecendo, eu senti no meu coração que devia retribuir esse mesmo carinho que ele teve comigo sem ao menos me conhecer", afirmou Neymar.

"A gente nem tinha se falado, nem tinha se conhecido pessoalmente. E ele botou o peito na frente, a cara a frente, sendo julgado e acreditou em mim. Então, eu estou fazendo o mesmo. Eu acredito no presidente, eu acredito que ele é o cara certo para conduzir no nosso Brasil. A gente está vendo melhoria em tudo que ele está fazendo", explicou o jogador.

Alfinetada de Lula

Na entrevista, Neymar não abordou a polêmica com o ex-presidente Lula (PT). No último dia 18, em entrevista ao Podcast Flow, o Lula alfinetou Neymar em relação ao apoio do jogador à reeleição de Bolsonaro (PL).

"O Neymar tem o direito de escolher quem ele quiser para ser presidente. Eu acho que ele tá com medo que, se eu ganhar as eleições, eu vá saber o que o Bolsonaro perdoou da dívida do imposto de renda dele. Eu acho que é isso que ele tá com medo de mim", iniciou Lula.

"Obviamente o Bolsonaro fez um acordo com o pai dele. Ele agora tá com problema no imposto de renda na Espanha. Mas isso não é o um problema do presidente. É um problema da Receita Federal e não meu", completou o ex-presidente.

Resposta da família Neymar

A resposta de Neymar à provocação de Lula veio na sexta (21), sem citar diretamente o ex-presidente e em comunicado oficial emitido em nome da empresa e da família do jogador.

"A NR Sports, seus Diretores e a família do Sr. Neymar da Silva Santos, repudiam a afirmação falaciosa que um dos candidatos à Presidência da República fez de forma leviana, ao acusá-los de práticas de condutas ilícitas supostamente praticadas em conjunto com o atual Presidente Jair Messias Bolsonaro. Para encerrar definitivamente o assunto comunicamos que a informação é falsa. Os responsáveis deverão provar o contrário no palco adequado", diz o comunicado.

Entenda a polêmica

Durante a entrevista ao Flow, Lula se referiu ao encontro em 2019 entre Neymar pai, Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conversar sobre um processo que cobrava R$ 69 milhões em impostos e multas da família Neymar.

Nos últimos dias, Neymar tem compartilhado em suas redes sociais materiais de campanha de Bolsonaro e ataques a Lula. Ele declarou seu apoio ao atual presidente no fim de setembro, quando apareceu dançando e cantando uma música em alusão ao candidato. Um dia antes, Bolsonaro havia visitado o Instituto Projeto Neymar Jr., na Praia Grande (SP).