Fórmula 1: Sainz supera Verstappen e é pole no GP dos EUA
Carlos Sainz desbancou o bicampeão mundial Max Verstappen e largará na pole no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, amanhã (23), às 16h. O piloto da Ferrari foi o mais rápido no treino classificatório com o tempo de 1m34s356 e sairá na frente pela terceira vez na temporada.
Charles Leclerc, também da Ferrari, terminou a classificação em segundo com 1m34s421, mas foi punido com a perda de 10 posições devido a uma troca de motor e vai largar em 12º. Com isso, Verstappen, da Red Bull, que fez o terceiro melhor tempo com 1m34s448, largará na segunda posição.
O heptacampeão Lewis Hamilton, que fez o quinto melhor tempo 1m34s947, sairá da terceira posição com sua Mercedes, já que Sergio Perez, o quarto melhor na classificação com 1m34s645, também foi punido com a perda de posições no grid por trocar o motor.
Com isso, George Russel, da Mercedes, largará na 4ª posição e será seguido por Lance Stroll, da Aston Martin.
Confira o grid de largada do GP dos EUA
1) Carlos Sainz (Ferrari)
2) Max Verstappen (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Lance Stroll (Aston Martin)
6) Lando Norris (McLaren)
7) Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
8) Alexander Albon (Williams)
9) Sergio Pérez (Red Bull)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin)
11) Pierre Gasly (AlphaTauri)
12) Charles Leclerc (Ferrari)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14) Fernando Alonso (Alpine)
15) Kevin Magnussen (Haas)
16) Daniel Ricciardo (McLaren)
17) Esteban Ocon (Alpine)
18) Mick Schumacher (Haas)
19) Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
20) Nicholas Latifi (Williams)
Fundador da Red Bull morre aos 78 anos
O treino classificatório do GP dos EUA ficou marcado por uma notícia triste para os fãs de automobilismo e, especialmente, para a Red Bull. Cofundador da equipe, Dietrich Mateschitz faleceu aos 78 anos.
Em 2004, o empresário comprou a antiga Jaguar e a transformou na Red Bull Racing. Em seis anos, Mateschitz tirou a equipe do meio do pelotão e fez dela campeã mundial.
Em 2010, Red Bull ganhou seu primeiro título com Sebastian Vettel, que seria tetracampeão mundial nos três anos seguintes. Após anos de domínio da Mercedes de Lewis Hamilton, Max Verstappen recolocou a equipe no topo e se consagrou bicampeão mundial de F1 em 2021 e 2022.
Verstappen lidera treinos livres, mas Ferraris dominam
Com 1m35s825, Max Verstappen fez o melhor tempo do último treino livre do GP dos EUA. No treino classificatório, porém, as duas Ferraris superaram o piloto da Red Bull.
Leclerc começou mais rápido no Q1, mas Sainz passou o companheiro de equipe no fim com 1m35s297. O monegasco deu o troco no Q2, baixou o tempo para 1m35s256 e voltou a ser mais rápido.
No Q3, porém, Sainz fez a melhor volta final e mostrou a força do carro da Ferrari, que só não garantiu a dobradinha por causa da punição ao monegasco.
A escuderia italiana já havia comandado a sexta-feira (21), com Carlos Sainz mais rápido no primeiro treino livre e Leclerc repetindo a dose no segundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.