Topo

Por que Anderson Silva decidiu enfrentar youtuber 22 anos mais novo no boxe

Encarada de Jake Paul e Anderson Silva antes de luta de boxe - Harry How/Getty Images
Encarada de Jake Paul e Anderson Silva antes de luta de boxe Imagem: Harry How/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 04h00

Alguém pode se perguntar por que o maior nome da história do MMA brasileiro foi se aventurar no boxe e topou enfrentar um youtuber aos 47 anos. Na noite de hoje (29), Anderson Silva sobe ao ringue para a luta contra Jake Paul, que acontece em Glendale, nos Estados Unidos, a partir das 21h (de Brasília).

Veterano no mundo da luta e aposentado do MMA, Spider admitiu que irá receber uma boa quantia para enfrentar a nova sensação do boxe (o valor não foi revelado). Mas o brasileiro diz que o dinheiro não é o único motivo pelo qual aceitou o desafio contra o popular da internet de 25 anos. Segundo Anderson Silva, o confronto é uma oportunidade para ele fazer algo único entre nomes da 'velha guarda'.

"Ninguém na minha idade, da minha época, está tendo essa oportunidade de lutar com um cara que tem uma referência dessa nova geração gigantesca como o Jake tem. Eu estou trabalhando bastante para fazer um grande espetáculo. Para dar para essas duas gerações que vão se encontrar um grande show, um grande espetáculo", disse Spider, em entrevista à Ag. Fight.

"Tenho plena certeza que tem muita gente dessa nova geração que não sabe da minha história. Então, isso vai ser bacana para as pessoas conhecerem. E isso vai ajudar o meu legado também. Ajudar a apoiar os novos atletas, a nova geração que está chegando de lutadores. O Jake está abrindo uma porta gigantesca para as pessoas que pensam em participar desse tipo de evento", acrescentou.

Em um evento oficial de divulgação da luta, Anderson foi perguntado sobre a questão financeira. Ele não citou o valor que irá receber e contou que o segredo sempre foi trabalhar com paixão.

"Não preciso mais do dinheiro. As pessoas pensam que o dinheiro é importante, mas não é. Claro, vou ganhar dinheiro com essa luta porque é o meu trabalho. Não faça algo só pelo dinheiro. Trabalhe porque você tem uma paixão. Isso é o que eu fiz e por que fui bem-sucedido toda a minha vida", disse o brasileiro em um evento de entrevistas para promover a luta.

Clima amistoso rende até aposta entre rivais

Jake Paul e Anderson Silva em entrevista coletiva. - Christian Petersen/AFP - Christian Petersen/AFP
Jake Paul e Anderson Silva evitaram provocações antes de luta
Imagem: Christian Petersen/AFP

O encontro de gerações, como propõe o brasileiro, até aproximou os adversários. Anderson Silva e Jake Paul não optaram por provocações antes da luta deste sábado. Pelo contrário. Em clima amistoso, o youtuber prega respeito à carreira do rival no MMA e, agora, no boxe.

Anderson Silva tem um cartel de quatro lutas no boxe, com três vitórias e uma derrota. Seu primeiro combate foi em 1998, muito antes de virar uma lenda do MMA, quando perdeu para Osmar Luiz Teixeira. Depois da aposentadoria das artes marciais mistas, o Spider voltou à nobre arte. Em 2021, ele venceu o ex-campeão mundial Julio Cesar Chavez Jr e o também ex-lutador de MMA Tito Ortiz.

Já o americano, que virou celebridade ao lado do irmão, Logan, em canais no Vine e no YouTube, onde possui mais de 20 milhões de inscritos, iniciou no boxe profissional há pouco tempo, mas tem números interessantes. Jake tem cinco vitórias em cinco lutas. Anderson Silva será o terceiro ex-lutador de MMA que o youtuber irá enfrentar. Antes, ele venceu Ben Askren e Tyron Woodley.

Por causa da popularidade, Paul consegue falar de "igual para igual" com Spider. Ciente do tamanho do brasileiro, o americano até fez uma aposta em coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira (27).

"Se você vencer, vou te dar algo que você provavelmente quer. Vou lutar com você em uma luta de MMA", disse Jake, antes de ser interrompido pelo brasileiro.

"Você é inteligente, porque eu não luto mais MMA", brincou Anderson, antes de ouvir uma contraproposta do jovem de 25 anos.

"Kickboxing então, combinado. Mas se eu vencer, eu e você vamos nos unir para criar uma associação de lutadores unida, para ajudar os lutadores do UFC a serem mais bem pagos e terem melhores planos de saúde. Você se torna o presidente interino e nos unimos para ajudar esses lutadores, de uma vez por todas", projetou o youtuber, indicando que a luta com um rival 22 anos mais velho pode ser uma forma de se consolidar no cenário das lutas.