Topo

Tom Brady vive temporada caótica na NFL em meio a crise com Gisele

O quarterback Tom Brady em ação durante o jogo da NFL entre Tampa Bay Buccaneers e Pittsburgh Steelers - Justin Aller/Getty
O quarterback Tom Brady em ação durante o jogo da NFL entre Tampa Bay Buccaneers e Pittsburgh Steelers Imagem: Justin Aller/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2022 04h00

A vida de Tom Brady virou um turbilhão nos últimos meses. Em fevereiro, o maior vencedor da história da NFL — com sete títulos de Super Bowl — anunciou sua aposentadoria, mas a decisão foi revertida por ele próprio em março. De volta para jogar por mais uma temporada no Tampa Bay Buccaneers, o quarterback viu sua vida pessoal virar assunto após a crise que resultou no término do casamento de 13 anos entre ele e a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Se as coisas não estavam dando certo para o atleta fora de campo, dentro dele também não têm andado bem. Em 22 anos dentro da NFL, Brady nunca teve um placar agregado de vitórias e derrotas tão ruim dentro de uma equipe na liga.

Na atual temporada, Brady foi titular em todos os oito jogos feitos pelo Tampa Bay Buccaneers até aqui. Destes, os Bucs saíram derrotados em cinco, ficando com aproveitamento abaixo dos 50%, algo que jamais aconteceu com uma equipe comandada pelo quarterback. O pior histórico havia sido em 2003, quando o camisa 12 liderou o New England Patriots em quatro vitórias e quatro reveses neste recorte de tempo.

Por outro lado, mesmo vivendo uma temporada abaixo junto com a sua equipe, Brady lidera a classe dos quarterbacks em jardas por passe. Ao todo, Tom soma 2.267 jardas e aparece à frente de nomes como Patrick Mahomes, Joe Burrow, Josh Allen e Justin Herbert, considerados pela imprensa local como estrelas do presente e do futuro da liga.

Apesar do alto número de jardas por passes, Brady serviu apenas nove touchdowns aos seus companheiros. Dentro do recorte de oito jogos, a marca é a segunda pior do atleta desde sua estreia na NFL — juntamente dos números de 2013 — ficando acima apenas dos oito TD's passados por ele em 2003.

Em contrapartida, o camisa 12 tem apenas uma interceptação na temporada, ficando com a melhor marca entre os quarterbacks da liga nessa estatística.

Irritação e polêmicas

O mau desempenho da equipe tem irritado Tom Brady ainda que, individualmente, o astro lidere a sua classe em determinados quesitos.

Na vitória do Tampa Bay Buccaneers para o New Orleans Saints, Tom se mostrou frustrado com a atuação da equipe e chegou a quebrar um tablet. Posteriormente, o astro pediu desculpas pelo ato.

Semanas depois, na partida dos Bucs contra o Pittsburgh Steelers, o quarterback foi flagrado gritando com seus companheiros de equipe. "Vocês jogam melhor do que estão jogando hoje", disse o jogador nitidamente irritado.

O descontrole de Brady não tem ficado limitado aos seus companheiros ou aos aparatos eletrônicos na beirada do campo. O camisa 12 recentemente foi multado em R$ 60 mil pela NFL por chutar Grady Jarrett, defensor do Atlanta Falcons, em uma partida.

Aposentadoria? Nem pensar

Após voltar atrás na decisão de se aposentar, Tom Brady renovou com o Tampa Bay Buccaneers com a expectativa de voltar a conquistar o Super Bowl — já são sete títulos, mais do que qualquer equipe ou outro jogador na história.

Os números ruins gerais do time e a crise no casamento com Gisele Bündchen levaram às críticas e pedidos pela aposentadoria definitiva do astro. No entanto, Tom Brady afirmou que não quer encerrar sua carreira durante a temporada e que vai seguir atuando.