Topo

Fórmula 1

Verstappen garante sua primeira pole position no México após treinos fracos

Max Verstappen, da Red Bull, durante o treino classificatório do GP do México - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen, da Red Bull, durante o treino classificatório do GP do México Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 18h00

Max Verstappen fez o melhor tempo no treino classificatório e garantiu a pole position para o GP do México, que acontece neste domingo (30), no autódromo Hermanos Rodríguez. O atual campeão da temporada conseguiu um feito inédito para a carreira: largar na primeira posição no México. É a primeira pole de Verstappen no país.

Q1 - Volta de Mick deletada

Os pilotos que fizeram os melhores tempos nos três treinos livres que aconteceram sexta (28) e sábado demoraram para entrar na pista -que, nesta tarde, estava bastante escorregadia.

Lewis Hamilton fez a melhor volta do Q1, com 1min19s169, seguido pelo atual campeão da temporada, Max Verstappen -que chegou à marca de 1min19s222. Mick Schumacher (Haas) teve a boa volta deletada após atacar além da conta. Ele tinha chegado à boa marca de 1min19s600.

Com a punição, não conseguiu atingir novamente a marca e ficou fora do Q2. Os cinco últimos tempos do Q1 foram feitos por Mick Schumacher, Sebastian Vettel (Aston Martin), Lance Stroll (Aston Martin), Alexander Albom (Williams) e Nicholas Latifi (Williams). Os pilotos largam nas últimas posições no domingo.

Q2 - Liderança de Hamilton

Lewis Hamilton liderou o Q2 com 1min18s552. Atrás dele, ficou até a última volta George Russell. Os colegas de Mercedes fizeram tempos bastante similares tanto nos treinos livres como no classificatório. Na última volta, no entanto, o piloto da Ferrari Carlos Sainz alcançou a segunda posição.

A dupla da Mercedes mostrou, no México, melhoria na potência dos motores.

A torcida mexicana empurrou o piloto da Red Bull Sergio Perez nas últimas voltas do Q2. Ele estava perto de não se classificar para o Q3, mas conseguiu o terceiro melhor tempo nas últimas voltas.

Ficaram fora do último turno da classificação os pilotos Daniel Ricciardo (McLaren) Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Kevin Magnussen (McLaren).

Q3 - Verstappen passa

Max Verstappen estava apagado durante os outros turnos do classificatório, mas mostrou porquê já é o campeão da temporada. No Q3, fez 1min17s775 e ultrapassou Lewis Hamilton, que liderava.

Sob os gritos da torcida, Perez consegue chegar à quarta posição. A volta de Russell também foi deletada, mas o piloto da Mercedes conseguiu segurar o segundo lugar. Ao acabar a prova, pediu desculpa à equipe por não ter conseguido segurar a posição.

Treinos livres: Mercedes protagonista, Ferrari apagada

Depois de protagonizar os dois últimos treinos livres, George Russell terminou o classificatório em segundo. Hoje mais cedo, o piloto da Mercedes conseguiu uma dobradinha de equipe, ao fazer a melhor marca do TL3, seguido por Lewis Hamilton.

Assim como no último treino, os pilotos da Ferrari ficaram apagados no México. No TL3, os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram a classificação em quinto e sétimo lugar, respectivamente.

O GP do México acontece no domingo, apesar de o campeonato já estar decidido: Max Verstappen (Red Bull) é o campeão da temporada. O campeonato mundial de construtores também já tem vencedor -e também é da Red Bull.

Veja como largam os pilotos amanhã:

1. Max Verstappen (Red Bull)
2. George Russell (Mercedes)
3. Lewis Hamilton (Mercedes)
4. Sergio Perez (Red Bull)
5. Carlos Sainz (Ferrari)
6. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
7. Charles Leclerc (Ferrari)
8. Lando Norris (McLaren)
9. Fernando Alonso (Alpine)
10. Esteban Ocon (Alpine)
11. Daniel Ricciardo (McLaren)
12. Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
13. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14. Pierre Gasly (AlphaTauri)
15. Kevin Magnussen (Haas)
16. Mick Schumacher (Haas)
17. Sebastian Vettel (Aston Martin)
18. Lance Stroll (Aston Martin)
19. Alexander Albon (Williams)
20. Nicholas Latifi (Williams)

Fórmula 1