Topo

'Vencemos' e comparação com Copa de 98: como o esporte reagiu às eleições

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebra a vitória na eleição para o Planalto, em São Paulo (SP) - Nelson Almeida/AFP
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebra a vitória na eleição para o Planalto, em São Paulo (SP) Imagem: Nelson Almeida/AFP

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 04h00

Na noite de ontem (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais do Brasil. Com o resultado, alguns esportistas usaram suas redes sociais para expor suas opiniões sobre a situação.

Juninho Pernambucano, conhecido apoiador de Lula, fez questão de parabenizá-lo pela conquistas de mais um mandado — seu terceiro como presidente do país.

Luiz Inácio Lula da Silva! Vencemos. Parabéns Presidente Lula. Parabéns a todos que participaram dessa caminhada duríssima. Vocês foram foda! Vencemos", escreveu o ex-meia em sua conta no Twitter.

Paulinho, jogador do Bayer Leverkusen, também parabenizou e exaltou a conquista de Luiz Inácio. "O Maior Presidente da História do Brasil está de volta", publicou.

Fora do meio do futebol, a ex-nadadora Joanna Maranhão compartilho um vídeo em que celebra o momento em que Lula deixou seu QG em São Paulo para se deslocar até o hotel onde fez seu discurso como presidente eleito.

Além deles, Vanderlei Luxemburgo, Artur, do Red Bull Bragantino, e Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, também comemoraram a vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores.

Nem todo mundo aprovou o resultado

Como acontece em uma democracia, o presidente eleito não foi a opção de votos de todos os eleitores. Esportistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) também publicaram em suas redes sociais críticas ao resultado.

Maurício Souza (PL), jogador de vôlei que foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais nestas eleições, fez questão de lamentar a eleição de Lula. "Por falta de conhecimento nosso povo pereceu! Dia triste para nosso país!", escreveu.

O ex-goleiro Marcos, do Palmeiras e da seleção brasileira, também postou sua opinião no Instagram: "Boa sorte aí com a escolha. Agora é minha vez de ter um presidente que não me representa!", compartilhou.

Diego Souza, atacante do Grêmio, mostrou seu descontentamento e criticou a vitória de Lula. "Hoje, infelizmente vocês vão entender o real significado dessas palavras: Os idiotas vão tomar conta do mundo, não pela sua capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos", postou o jogador junto com uma bandeira do Brasil e cabeça para baixo.

Além deles, o craque Rivaldo chegou a comparar a a derrota de Bolsonaro na noite de ontem com a tristeza que sentiu ao perder a final da Copa do Mundo de 1998, para a França.

"Hoje tive uma sensação de tristeza um pouco parecida como a final da Copa do 1998, quando perdi de 3 x 0 França, na verdade pior porque eu tinha tanta esperança no futuro dos meus filhos e netos, mas a luta continua e não vamos parar, pois muita coisa ainda vai acontecer até o 31/12/2022. Continuarei com muita fé no Deus que sirvo", escreveu.