Topo

Medina vence bateria na volta após lesão e avança de fase em Saquarema

Gabriel Medina, durante o Saquarema Pro, etapa do Challenger Series, a segunda divisão do Circuito Mundial de Surfe. - Thiago Diz/World Surf League
Gabriel Medina, durante o Saquarema Pro, etapa do Challenger Series, a segunda divisão do Circuito Mundial de Surfe. Imagem: Thiago Diz/World Surf League

do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2022 15h51

Gabriel Medina conquistou resultado positivo em sua primeira competição oficial desde junho. O surfista de 28 anos venceu bateria pela primeira fase do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, a sexta etapa do Challenger Series.

Medina enfrentou Te Kehukehu Butler, Crosby Colapinto e o brasileiro Gabriel Klaussner. O tricampeão mundial recebeu nota 7,67 em sua melhor onda e somou 12,50 pontos no total. O número foi suficiente para assegurar a primeira posição. Butler acabou no segundo lugar, com 11,83. Só os dois primeiros avançam à segunda fase.

O Challenger Series é uma divisão de acesso no surfe. Os cinco melhores surfistas ao longo de sete etapas garantem uma vaga no Circuito Mundial de 2023. Para Medina, não há nada em jogo no Saquarema Pro. O tricampeão do planeta foi convidado pela organização para retomar o ritmo competitivo. Gabriel já está confirmado nas principais provas de 2023.

Medina estava afastado dos mares desde junho. Ele sofreu lesão ligamentar no joelho esquerdo justamente nas águas de Saquarema, durante etapa do Circuito Mundial.

Ainda não há data definida para a segunda fase do Saquarema Pro. Medina já sabe que irá enfrentar Jett Schilling, Taichi Wakita e Jose Gundesen. Sophia, sua irmã de 17 anos, ainda não estreou no torneio.