Topo

NBA: Brooklyn Nets anuncia saída de Steve Nash após 7 jogos na temporada

Steve Nash em sua última partida como técnico do Brooklyn Nets. - Dustin Satloff/AFP
Steve Nash em sua última partida como técnico do Brooklyn Nets. Imagem: Dustin Satloff/AFP

do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2022 14h43

O Brooklyn Nets anunciou nesta terça-feira (1º) que Steve Nash não é mais o técnico do time. O canadense estava na franquia desde setembro de 2020. Os Nets começaram a temporada 2022/23 com duas vitórias e cinco derrotas, uma das piores campanhas da NBA.

Sean Marks, general manager da franquia, agradeceu Nash pelos serviços prestados à equipe. "Steve enfrentou desafios sem precedentes, e estamos sinceramente gratos por sua liderança, paciência e humildade". Dono dos Nets, Joe Tsai afirmou ter respeito pelo ex-jogador. "Conheci o Steve durante esse tempo em Brooklyn, e ele não é uma pessoa que foge de desafios".

A saída é em comum acordo, segundo nota oficial do time. O cargo de Steve Nash estava em risco desde a pré-temporada. O astro Kevin Durant pediu para ser trocado da franquia no fim de junho. O trabalho do treinador foi uma das razões de descontentamento, e KD solicitou a demissão de Nash. Tsai fez jogo duro e manteve o técnico, mas a sequência de resultados negativos implodiu o ambiente.

Os Nets venceram ontem o Indiana Pacers por 116 a 109. Mas esta foi apenas a segunda vitória em sete jogos. Nash recebeu críticas pela falta de repertório ofensivo e pelos números de eficiência defensiva, os piores da liga temporada. O time já teve desempenho abaixo das expectativas em 2021/22, quando foi varrido pelo Boston Celtics na primeira rodada dos playoffs.

O auxiliar Jacque Vaughn comanda o Brooklyn Nets hoje, em partida contra o Chicago Bulls. De acordo com o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN norte-americana, o time busca outros nomes para assumir o cargo. Ime Udoka, afastado do Boston Celtics devido a escândalo sexual, está entre os candidatos.