Topo

Letícia Bufoni revela bastidores de manobra em avião: '5 anos de preparo'

Letícia Bufoni, skatista brasileira - Reprodução/Instagram
Letícia Bufoni, skatista brasileira Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/11/2022 12h02

No último fim de semana, Letícia Bufoni divulgou em suas redes sociais o resultado final de um projeto incrível: um vídeo em que ela faz uma manobra de skate dentro de um avião, em direção a uma queda livre para abrir um paraquedas na sequência.

A gravação do vídeo, em Merced, na Califórnia, foi feita em agosto, após cerca de cinco anos de preparação, como contou a skatista brasileira, que afirmou que desistir do salto não era uma opção devido à grandiosidade do projeto.

"Com todas essas pessoas em volta, o dinheiro gasto, o tempo. Não tinha a opção de chegar lá e falar que fiquei com medo. Tinha que ir ou tinha que ir. Mas eu não sabia se ia dar certo. Teve uma preparação no chão, três dias com o avião no chão, se preparando", revelou Letícia Bufoni, em entrevista ao podcast "Podpah".

"Treinei com um colchão de ar, com o paraquedas. Por oito meses, eu tive que [treinar] para aumentar a massa muscular e aguentar o peso do paraquedas para andar de skate com a mochila", continuou.

Letícia Bufoni saltou de um avião Hércules C-130, usado para fins militares - e que também apareceu na franquia de cinema "Velozes e Furiosos". Outra conexão do projeto com Hollywood é o cinegrafista escolhido para fazer o salto com Letícia: ele trabalha com Tom Cruise.

"Desistir não tinha como. Ainda mais um projeto desses: cinco anos de preparação, muitas pessoas envolvidas. Tinha um time gigante. Os melhores equipamentos, o melhor avião, um cara que treinou o Tom Cruise e estava lá para me filmar, o avião do 'Velozes e Furiosos', um cara que pulou sem paraquedas e caiu em uma rede", completou.

Recorde à vista

Com o feito inédito, Letícia Bufoni pode entrar para o Guinness Book - o Livro dos Recordes - mais uma vez. Seria o quarto recorde da atleta brasileira.

Ela já está no livro dos recordes como a mulher com mais medalhas do X-Games - 12 -, como a skatista com mais títulos na categoria street do campeonato - 5 -, e também como a mulher com o maior número de vitórias no ranking mundial de skate da copa do mundo.