Gal Costa gravou 'hino' da Copa do Mundo de 86 e era torcedora do Bahia
Uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira, Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. Durante a carreira, a cantora gravou, entre muitos sucessos, o som "70 neles", que foi o "hino" que embalou a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986.
A música, como o próprio nome sugere, faz referência ao sucesso da seleção que conquistou o Mundial em 1970. Em busca do tetra até então, o Brasil acabou não tendo sucesso sob o embalo do hit em 1986, já que foi eliminado pela França, nos pênaltis, na fase de quartas de final.
Gal Costa também regravou o "Samba Rubro-negro", música de Wilson Batista que ficou famosa, posteriormente, na voz de João Nogueira, no final da década de 70 e início dos anos 80. A letra faz referência a Zico, Adílio e Cláudio Adão, que eram nomes marcantes daquela equipe.
Torcedora do Bahia, Gal já interpretou o hino do clube ao lado de Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A gravação foi feita no CD "Doces Bárbaros Bahia", lançado em 2000. Nas redes sociais, a equipe lamentou o falecimento da cantora, exaltou 'uma das maiores vozes da música brasileira' e o 'legado' deixado por ela.
Prata nas Olimpíadas?
A relação da cantora com o esporte não se limita apenas ao mundo musical. Ela também foi nadadora, pelo menos por um dia. Isso porque, durante as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Gal Costa virou meme nas redes sociais por um 'homônimo' brasileiro fechar uma prova de natação em 2° lugar.
Na fase classificatória para as finais dos 800m livres, Guilherme Costa ficou atrás apenas do austríaco Felix Auboeck. A abreviação "G. Costa" mostrada pela geradora de créditos fez diversas pessoas se manifestarem nas redes sociais fazendo referência a Gal Costa.
A própria cantora, que tinha 75 anos na época, entrou na brincadeira. Em sua conta no Twitter, ela compartilhou a imagem e escreveu: "Sou prata em Tóquio! Obrigada pela torcida".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.