Topo

Fórmula 1

Ocon crava melhor tempo antes de sprint em treino com sol e 'paradinha'

Esteban Ocon, da Alpine, foi o mais rápido no segundo treino livre do GP São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos. São Paulo, 12/11/2022 - MAURO PIMENTEL/AFP
Esteban Ocon, da Alpine, foi o mais rápido no segundo treino livre do GP São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos. São Paulo, 12/11/2022 Imagem: MAURO PIMENTEL/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/11/2022 13h36Atualizada em 12/11/2022 15h35

O francês Esteban Ocon, da Alpine, cravou o melhor tempo do treino livre que antecede a corrida sprint de logo mais em Interlagos, em São Paulo. Sergio Pérez (Red Bull) e George Russell (Mercedes) fizeram o segundo e o terceiro tempo.

A sessão marcou o início das atividades de sábado do GP de São Paulo e, embora não tenha importância para a classificação do campeonato, foi usada pelos pilotos para testar os pneus e os ajustes do carro antes da corrida de teste, marcada para hoje às 16h30 (de Brasília).

O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, que largará em primeiro na sprint, fez apenas o nono tempo do treino livre. Depois de surpreender e ser o melhor ontem, quando a chuva mexeu nos planos do grid, o piloto pegou pista seca hoje e não repetiu o mesmo desempenho.

A corrida sprint é uma espécie de teste na véspera da corrida principal, no qual os pilotos correm por 100 quilômetros (ou 30 minutos) sem fazer pit stop. Em Interlagos, serão cerca de 24 voltas a cumprir.

A posição no sprint define a posição na corrida principal, amanhã, marcada para as 15h (de Brasília).

Leclerc faz "paradinha" estratégica no toilet

Depois de 30 minutos de sessão, Charles Leclerc (Ferrari) entrou nos boxes e aproveitou uma brecha para descer do carro. O motivo? O monegasco usou, rapidamente, um dos banheiros do paddock de Interlagos.

Ainda de capacete e já aliviado, ele caminhou para a área de sua equipe e voltou a colocar o carro na pista.

Charles Leclerc usou o banheiro durante o segundo treino do GP de São Paulo - Bruno Madrid/UOL - Bruno Madrid/UOL
Imagem: Bruno Madrid/UOL

Sol castiga, mas não afasta público

Tímido ontem no primeiro treino, o sol se fez presente de vez em Interlagos no início desta tarde.

Sol não afastou público de acompanhar 2° treino livre em Interlagos - Bruno Madrid/UOL - Bruno Madrid/UOL
Imagem: Bruno Madrid/UOL

O vento, no entanto, diminuiu a sensação de calor durante a segunda sessão livre: tanto nas arquibancadas quanto na área vip, os espectadores não pareceram incomodados com o clima e mostraram empolgação com a passagem dos carros pela pista de Interlagos.

Por causa de seu desempenho ontem, Kevin Magnussen (Haas) foi um dos mais exaltados pelos torcedores. Assim que passava pela reta principal, era ovacionado — os carros da Mercedes e da Ferrari também fizeram sucesso.

Aston Martin domina área de paddock

Assim como aconteceu no treino livre de ontem, os funcionários da Aston Martin foram os mais assíduos na área do paddock durante o treino.

Funcionários da Aston Martin durante 2° treino livre do GP de São Paulo - Bruno Madrid/UOL - Bruno Madrid/UOL
Imagem: Bruno Madrid/UOL

Os profissionais da escuderia de Vettel e Stroll empilharam pneus e chegaram a ocupar um espaço considerável no local.

Por outro lado, a tranquilidade imperou na entrada dos boxes de outras equipes. Na Ferrari e na Alpine, por exemplo, funcionários conversavam tranquilamente — tiveram até tempo de tomar um cafezinho.

Fórmula 1