Topo

Fórmula 1

Sprint é bom? Rubens Barrichello dá duas versões sobre minicorrida da F1

Rubinho avaliou corrida curta tanto na versão dos pilotos quanto dos torcedores - Mandoga Media/picture alliance via Getty Images
Rubinho avaliou corrida curta tanto na versão dos pilotos quanto dos torcedores Imagem: Mandoga Media/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/11/2022 11h57

Considerado um dos maiores brasileiros da história da Fórmula 1, Rubens Barrichello não viveu a "era sprint", em que pilotos guiam seus carros em minicorridas que definem o grid de largada — neste ano, são três eventos do tipo.

Um deles acontece justamente hoje, em Interlagos, palco do GP de São Paulo, a partir das 16h30 (de Brasília). Fora da categoria há mais de dez anos, Rubinho deu dois pontos de vista diferentes ao abordar o tema.

"Para o espectador, acho que o sprint é legal. Para os pilotos, o sentimento é de que não gostam muito, porque às vezes você se classifica em 1° e pode acabar em 6° se acontecer alguma coisa no sprint. Mas tudo que é corrida é legal", falou o brasileiro em uma rápida conversa com o UOL Esporte no paddock de Interlagos.

Além do sprint, os pilotos do atual grid vão enfrentar outra questão já bastante enraizada nas corridas em São Paulo: o clima.

"Este fim de semana deve ser curioso: a pista estava com 45°C na hora do 1° treino livre e depois ficou em torno de 30°C para baixo no classificatório", iniciou.

"O vento certamente muda muito o balanço do carro, então teremos diferenças. Em pista molhada, é outra história...", prosseguiu ele sobre a chance de chuva no fim de semana.

Ao falar sobre a maior dificuldade do autódromo, Rubinho — que preferiu não palpitar sobre o vencedor da corrida de amanhã — destacou o próprio desenho do traçado. "A pista é anti-horária, então ela mexe muito com o estado físico dos pilotos. Com certeza, é uma das pistas mais desafiadoras", finalizou.

Confira o grid de largada da Sprint Race do GP de São Paulo

  1. Kevin Magnussen (Haas)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. George Russell (Mercedes)
  4. Lando Norris (McLaren)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Esteban Ocon (Alpine)
  7. Fernando Alonso (Alpine)
  8. Lewis Hamilton (Mercedes)
  9. Sergio Pérez (Red Bull)
  10. Charles Leclerc (Ferrari)
  11. Alexander Albon (Williams)
  12. Pierre Gasly (AlphaTauri)
  13. Sebastian Vettel (Aston Martin)
  14. Daniel Ricciardo (McLaren)
  15. Lance Stroll (Aston Martin)
  16. Nicholas Latifi (Williams)
  17. Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
  18. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
  19. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  20. Mick Schumacher (Haas)

Fórmula 1