Topo

Fórmula 1

Flávio Gomes: 'Pegaram pesado com Verstappen com a punição'

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 17h57

Durante a live do canal do Youtube do UOL Esporte sobre o GP do Brasil de Fórmula 1, os colunistas Fábio Seixas e Flávio Gomes concordaram que a punição que Max Verstappen, da Red Bull Racing, sofreu após o choque com Lewis Hamilton, da Mercedes, foi exagerada.

Para os dois comentaristas, quem acabou exagerando na disputa por espaço foi o piloto britânico.

"Eu acho que o Hamilton, desta vez, exagerou na dose. Sempre é o Verstappen que é vilão da história, que trata o Hamilton de maneira diferente, é mais agressivo, mas eu acho que hoje foi o Hamilton que exagerou. Os comissários não viram assim e deram a punição para o Verstappen, que tomou cinco segundos", comentou Seixas.

"Tive a mesma impressão. O Hamilton deu o lado de fora para Verstappen passar, o que é mais complicado, é mais difícil. O Verstappen chegou a colocar o carro na frente, só que na segunda curva o Hamilton estava com o carro um pouco à frente. Talvez os comissários tenham entendido isso, que o pedaço de carro do Hamilton estava à frente do de Verstappen. No entanto, o Hamilton não deu o espaço de um carro, que é quase como um acordo informal entre os pilotos. Acho que pegaram pesado com Verstappen com a punição. Se estivéssemos em um momento de decisão de campeonato isso daria uma discussão enorme", opinou Gomes.

Os dois protagonistas da temporada passada da F1 tiveram um pequeno choque na segunda curva do trecho do 'S do Senna', logo na primeira volta da corrida.

Com a situação, o piloto holandês foi obrigado a ir até os boxes para arrumar sua asa que havia quebrado, enquanto Hamilton perdeu algumas posições e teve que se esforçar para recuperar o tempo perdido.

"O Max teve de ir para o box, quebrou a asa e pagou uma punição. Ele se recuperou bem, chegou em sexto. No entanto, para Hamilton foi uma recuperação dura, teve de remar tudo de novo para, no final da corrida, chegar perto de George Russell. Na relargada eu tive a impressão de que se fosse outro adversário, o Hamilton ia partir para cima, mas era o Russell. Acho que Hamilton respeitou bastante o esforço do Russell", disse Gomes.

O GP do Brasil terminou com a vitória de George Russell, da Mercedes. Essa foi a primeira que o piloto britânico, de apenas 24 anos, venceu uma corrida na Fórmula 1.

Fórmula 1