Adeus a Isabel: 15 fotos poderosas da jogadora e ativista inesquecível
Do UOL, em São Paulo
16/11/2022 13h13
Morreu hoje, aos 62 anos, uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei. Isabel Salgado foi a primeira estrela do vôlei feminino brasileiro e eternizou a figura da carioca da gema, garota de Ipanema, dentro e fora das quadras.
Desde os 16 anos, quando já titular do Flamengo, arrematou infinitas medalhas e levou o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.
Fez história ao virar a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior e, depois, ao abrir o caminho para o vôlei de praia no Brasil.
Mas um dos momentos mais marcantes da sua vida foi quando mostrou ao mundo que ser mãe não a impedia de continuar sendo uma grande esportista —futuramente, ele viraria técnica dos próprios filhos.
"Sempre foi uma jogadora e uma mulher muito à frente de tudo. Ela foi precursora de atitudes, de posicionamentos. Desde que ela começou ela tinha muita atitude, muita postura, em termos de tudo que tava acontecendo no Brasil naquele período, e depois também. Ela sempre se preocupou muito com essas afirmações, essas coisas da mulher, da força, do empoderamento feminino", avaliou o treinador José Roberto Guimarães.
Veja abaixo imagens de alguns dos momentos mais marcantes da carreira da atleta:
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou que Isabel, "uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo".
"Não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino", completou.
Isabel tinha 62 anos e foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.